Cotação dólar: 4 fontes confiáveis para acompanhar a cotação

Uma imagem em close-up de várias notas de dólar americano enroladas de diferentes denominações, incluindo $20, $10 e $5, dispostas de maneira espalhada sobre uma superfície branca. As notas exibem partes diferentes de seus designs, como o selo do Federal Reserve, números de série e outros elementos distintivos do papel-moeda dos EUA. A imagem destaca a diversidade e os detalhes das cédulas americanas. Créditos: Pixabay / Pexels.

Recentemente o Google enfrentou um grande desconforto entre analistas e usuários ao exibir cotações incorretas do dólar. Isso porque no dia 25 de dezembro de 2024, a plataforma informou que a moeda norte americana estava sendo cotada a R$ 6,36. A curiosidade é que o erro aconteceu, mesmo com os mercados fechados devido ao feriado de Natal. Mas na verdade, a última cotação antes do feriado havia sido de R$ 6,18.

Se você é daqueles que costuma acompanhar a cotação da moeda norte americana, já deve saber que seu preço atingiu marcas históricas. Contudo essa discrepância significativa na cotação exibida pelo Google, chamou a atenção da Advocacia Geral da União (AGU) que pediu ao Banco Central do Brasil uma apuração para as informações incorretas.

Este erro não foi um incidente isolado, pois o Google também havia mostrado uma cotação incorreta para a moeda no mês de novembro, indicando valores muito superiores aos reais. A empresa responsável pela coleta de dados, Morningstar, admitiu que houve uma “imprecisão de um contribuidor”, resultando na divulgação errônea destas informações. Em resposta ao ocorrido, o Google acabou suspendendo a ferramenta de cotação no dia 26 de dezembro para investigar e corrigir o problema. De lá para cá, ao buscarmos a cotação da moeda no site do Google (dólar hoje), o buscador não exibe a informação.

Sites e fontes confiáveis para acompanhar a cotação do dólar hoje

Já que o Google não está mais exibindo a cotação do dólar, é prudente buscar fontes alternativas para acompanhar a variação cambial da moeda. Por isso, a seguir listamos 4 fontes alternativas e confiáveis para que você acompanhe a cotação em tempo real;

  • Banco Central do Brasil: o site oficial do banco central fornece as cotações diárias e é uma fonte primária para dados financeiros. Você pode acessar o site pelo endereço www.bcb.gov.br que, além da cotação do dólar, também fornece informações sobre outras moedas estrangeiras. O site ainda contém conversores de moedas e fornece dados estatísticos, notícias e outras informações de interesse do cidadão;
  • Investing.com: este é um portal financeiro que oferece cotações em tempo real para diversos ativos financeiros, incluindo moedas estrangeiras. Além disso, o portal oferece diversas informações e análises de mercado, além de ferramentas para análise e acompanhamento financeiro. O site pode ser acessado pelo endereço br.investing.com;
  • Valor Econômico: o site é um portal de notícias financeiras tido como uma grande referência no assunto. Além de informações financeiras abrangentes e cotações atualizadas, o portal apresenta cotações de diversas moedas em tempo real, além de outros ativos financeiros. Você pode acessar o site pelo endereço valor.globo.com;
  • Investidor 10: o site é uma plataforma que fornece dados financeiros de diversos ativos em tempo real. Além de ser um portal para acompanhamento de cotação de ativos como ações, ETF´s, Fundos Imobiliários e outros, ele também fornece a cotação do dólar e outras moedas. O site ainda oferece outras ferramentas, como comparativo de ativos, conversores e outros. Acesse o site pelo endereço investidor10.com.br.

Quando o Google voltará a exibir a cotação do dólar?

Até a data desta publicação, o Google ainda não exibia a informação da cotação do dólar. De acordo com informações divulgadas pela empresa Morningstar, o problema já foi corrigido mas o Google ainda segue em mostrar a informação.

A imagem mostra uma pessoa usando um laptop com a página do mecanismo de busca do Google aberta na tela. O logotipo do Google é exibido de forma proeminente, e a barra de pesquisa está visível com as opções "Cerca con Google" e "Mi sento fortunato" logo abaixo. Ao fundo, há duas telas adicionais, provavelmente um tablet e um monitor, ambos exibindo o mesmo papel de parede de uma paisagem montanhosa. Um smartphone também é visível na mesa, em frente ao laptop. O cenário sugere um espaço de trabalho multi-dispositivo, destacando a integração de várias tecnologias em um ambiente de trabalho moderno. Créditos: Luca Sammarco / Pexels.
Usuários costumam buscar cotação da moeda utilizando o Google. Créditos: Luca Sammarco / Pexels.

Por fim, as fontes listadas acima podem ajudar os usuários a obter informações precisas e atualizadas sobre o câmbio, evitando confusões como as causadas pela falha do Google.

E você, costuma acompanhar a cotação do dólar? Então compartilhe esse post por aí para ajudar mais pessoas. Ah, não se esqueça de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!

Fontes: G1, Google e UOL. Imagem de capa: Créditos: Pixabay / Pexels.