Login permanente da Microsoft começa em fevereiro. Saiba mais

Ambiente de escritório com duas pessoas trabalhando em laptops. No primeiro plano, um laptop exibe uma tela de login da Microsoft com o texto 'Entrar'. Ao fundo, há outro laptop, uma planta em um vaso, uma luminária e vários itens de escritório, como canetas e papéis.

A Microsoft vai a implementar uma mudança significativa na forma como os usuários acessam suas contas pelos navegadores em computadores e dispositivos móveis. A partir do próximo mês, o sistema passará a “lembrar” automaticamente os dados de acesso. Isso significa que os usuários continuarão conectados, mesmo após fechar a página ou desligar o dispositivo.

A novidade elimina a necessidade de inserir repetidamente as credenciais de login, tornando o acesso mais conveniente e prático. Atualmente, quando um usuário vai fazer login, uma janela pop-up pergunta se deseja salvar as credenciais para acessos futuros. Com essa nova alteração, essa etapa será removida e o navegador salvará as informações de login por padrão.

Essa nova mudança vai aumentar a praticidade e facilitar o acesso às contas dos serviços da Microsoft. Contudo, ela oferece alguns riscos e redobra a necessidade de cuidados dos usuários.

Quais os riscos dessa mudança?

Embora a mudança para o login permanente simplifique o acesso, ela traz riscos especialmente para quem utiliza computadores públicos ou até dispositivos de terceiros. Isso porque, caso o usuário se esqueça de encerrar a sessão de navegação manualmente após utilizar serviços como Outlook, OneDrive ou até mesmo a loja do Xbox, as informações pessoais ficarão vulneráveis a acessos não autorizados.

Para diminuir esses riscos, o Panorama Tecnológico traz algumas recomendações para que os usuários adotem como práticas seguras, são elas:

  • Encerrar sua sessão de navegação: tenha atenção redobrada e encerre sua sessão sempre que terminar de utilizar esses serviços. Para isso, clique na imagem do seu perfil no canto superior direito da página do serviço e selecionar a opção “Sair”;
  • Aumente a segurança de acesso: procure sempre utilizar autenticação em múltiplos fatores e troque sua senha periodicamente. Além disso, a Microsoft oferece métodos de autenticação alternativos como PIN, biometria e chaves físicas de segurança que podem reforçar a segurança de acesso às suas contas;
  • Navegação privada: ao utilizar computadores públicos ou de terceiros, procure sempre utilizar o modo de navegação privada/anônima, pois nesse modo os dados de login não são salvos.
Interface do serviço de e-mail da Microsoft, provavelmente o Outlook, aberta em um navegador da web. No canto superior direito, há um menu suspenso exibindo informações da conta do usuário, incluindo um ícone de perfil, o nome do usuário parcialmente borrado, e links para 'Minha conta Microsoft' e 'Meu perfil'. Há também opções para 'Entrar com uma conta diferente' e um botão 'Sair'. Abaixo do menu suspenso, a área principal da interface do e-mail está vazia, com um ícone de envelope e a mensagem 'Selecionar um item para ler. Nada foi selecionado'. Na barra superior azul, há ícones para várias funcionalidades, incluindo 'Reunir-se Agora'.
Local do botão para encerrar sua sessão de navegação. Imagem: Panorama Tecnológico.

Com essas recomendações, sua navegação ficará mais segura mesmo com a praticidade de o login permanente oferece aos usuários de contas Microsoft.

O login permanente da Microsoft promete tornar o acesso às contas mais conveniente ao manter os usuários conectados automaticamente. No entanto, essa mudança pode ter implicações significativas na segurança dos dados pessoais. Embora seja uma mudança que ofereça conveniência, é importante que os usuários estejam cientes dos riscos que ela oferece. E você, está preparado para redobrar sua atenção?

Agora é com você! Compartilhe esse post por aí e ajude mais pessoas a seguir essas recomendações de segurança. Ah, não se esqueça de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!

Fonte: Microsoft.