Se tem uma coisa que incomoda bastante durante a instalação do Windows 11, é a obrigatoriedade de configurar uma conta de e-mail. No entanto alguns usuários descobriram formas de burlar essa obrigatoriedade, mas a Microsoft pretende remover essa possibilidade o mais breve possível.
O Windows 11 chegou com uma interface renovada e novas funcionalidades, mas essa mudança em particular tem gerado bastante discussão entre os usuários. O que antes era uma opção, especialmente na versão Pro do sistema, tornou-se um requisito e tem levantando questões sobre privacidade e a própria natureza da experiência Windows.
A obrigatoriedade de vincular ou criar uma conta Microsoft (MSA – Microsoft Account) pode ajudar em alguns aspectos, mas também atrapalhar em outros. Um exemplo claro é a dificuldade gerada para quem realiza manutenções em computadores de terceiros. Isso porque logo depois do processo de formatação no PC, é necessário a reinstalação do sistema operacional. Nesses casos, essa a obrigatoriedade faz com que muitas vezes tenhamos que criar contas desnecessárias para concluir o trabalho, evitando a necessidade de termos acesso às contas pessoais dos usuários.
O que mudou exatamente?
Historicamente, ao instalar o Windows, os usuários tinham a opção clara de criar uma “conta local”. Esse tipo de conta reside apenas naquele computador específico, não estando vinculada a serviços online da Microsoft e não exige um endereço de e-mail ou conexão com a internet para ser criada.
Essa mudança significa que, para a maioria dos usuários que instalam o Windows 11 “do zero” em um novo PC ou após formatar um antigo, a tela pedindo para entrar com uma Conta Microsoft ou criar uma nova tornou-se um passo incontornável, a menos que se recorra a métodos não oficiais.
Embora a Microsoft não detalhe todos os seus motivos estratégicos, podemos inferir algumas razões para que a empresa passe a exigir a vinculação da MSA. Dentre elas:
- Integração de serviços: a conta Microsoft é o passaporte para o ecossistema de serviços da empresa. Ela conecta o Windows ao OneDrive, Microsoft 365 (antigo Office), Microsoft Store, Xbox Game Pass e outros. Forçar a MSA na instalação garante que os usuários estejam “prontos” para usar esses serviços;
- Experiência consistente e sincronizada: com uma MSA, configurações como temas, senhas, preferências de idioma e até mesmo algumas configurações de aplicativos podem ser sincronizadas entre diferentes dispositivos Windows logados com a mesma conta;
- Segurança aprimorada: recursos como a recuperação da chave do BitLocker ficam vinculados à MSA, facilitando a recuperação em caso de problemas. Além disso, o “Encontrar Meu Dispositivo” também depende da conta online.

Benefícios ao configurar uma conta Microsoft na instalação do Windows
Apesar da controvérsia sobre a obrigatoriedade, é inegável que utilizar uma Conta Microsoft durante a instalação e uso do Windows 11 oferece benefícios. Um deles é a possibilidade de recuperar seu acesso ao sistema, caso você esqueça a senha de logon do seu sistema operacional.
A integração com o OneDrive é talvez o seu maior benefício. Pastas importantes como Documentos, Imagens e Área de Trabalho podem ser sincronizadas automaticamente. Isso funciona como um backup em tempo real, permitindo acesso aos seus arquivos de qualquer dispositivo conectado à internet. O único problema aqui é a cota gratuita, que oferece apenas 5GB de espaço, podendo ser insuficiente para a maioria de seus usuários.
Outra grande vantagem é a consistência entre dispositivos, sincronizando automaticamente preferências de personalização (papel de parede, tema), configurações de idioma, senhas salvas no Edge e algumas configurações de acessibilidade. Isso permite você seguir de um PC com Windows 11 para outro, simplesmente fazendo login com a mesma MSA, economizando tempo ao configurar um novo dispositivo. Falar desse recurso me trouxe à tona uma lembrança nostálgica, a de quando tínhamos a possibilidade de sincronizar as configurações do Windows do PC com o Windows Phone.
Mudança anunciada recentemente pela Microsoft
A comunidade tech acaba sempre buscando maneiras de contornar essa exigência. Em versões preliminares do sistema operacional, bastava prosseguir a instalação sem estar conectado ao Wi-Fi ou mesmo fornecer uma conta de e-mail bloqueada para forçar o aparecimento da opção de conta local.
Outra opção utilizada era o comando oobe\bypassnro no prompt de comando, acionado pela combinação das teclas Shift+F10 na tela de conexão de rede. No entanto, a Microsoft anunciou recentemente que está removendo o script bypassnro.cmd da compilação 26200.5516 do Windows 11 Insider Preview no canal Dev. Essa mudança já implementada nessa versão do Windows, faz com que a conta MSA seja obrigatória para novas instalações.

Atualmente, mesmo após instalar o Windows 11 utilizando uma conta Microsoft, ainda há a opção de alternar para uma conta local. Para isso, basta acessar as configurações do Windows, na opção Contas > Suas informações. Contudo esta pode ser uma opção indisponível em breve, embora a Microsoft ainda não tenha afirmado essa intenção.
A decisão da Microsoft de tornar a MSA praticamente obrigatória para instalar o Windows 11 reflete uma tendência maior da indústria de software: a migração para modelos baseados em serviços, nuvem e ecossistemas integrados. Embora as vantagens da MSA sejam claras para quem busca conveniência, a medida afasta usuários que priorizam a simplicidade da conta local. Essa mudança é mais do que um inconveniente técnico, é uma mudança na filosofia do próprio Windows.
Fonte: Microsoft. Imagem de capa: Clint Petterson / Unsplash