Google lança Little Language Lessons, IA para aprender idiomas

Imagem com o título

A Google acaba de anunciar uma plataforma que utiliza IA generativa para auxiliar no aprendizado de novos idiomas. Batizada de Little Language Lessons, a plataforma utiliza todo o poder do Gemini para forcar em um modo de aprendizado totalmente diferente do modo tradicional.

De acordo com uma publicação no seu blog de desenvolvedores, o Little Language Lessons utiliza a API do Gemini para simular situações cotidianas para auxiliar o aprendizado. Em vez de utilizar métodos tradicionais como livros de gramática, com um simples prompt, o usuário pode criar situações do dia a dia para aprender as palavras certas. Um exemplo desse cenário é como “pedir ajuda para encontrar um endereço”, conforme exemplificado na própria publicação.

A ideia por traz dessa plataforma é de um grupo de engenheiros que utilizaram a API do Gemini no Google Labs, um espaço para experimentos de IA. Embora ainda seja uma ferramenta de experimentos, a ideia por trás abre um futuro de oportunidades frente aos modelos atuais de aprendizado.

Como funciona o Little Language Lessons

Basicamente o Little Language Lessons é uma série de experimentos (ideias) para aprender novos idiomas. Seu funcionamento é baseado no poder da inteligência artificial generativa do Gemini para criar o conteúdo de aprendizado.

Atualmente a plataforma permite o aprendizado de três formas, chamadas de “experimentos”, sendo elas: Tiny Lesson, Slang Hang e Word Cam.

Tiny Lesson

Neste experimento o usuário descreve uma situação utilizando um prompt simples. A partir daí o sistema cria um contexto e fornece dicas de vocabulário, frases e gramáticas com base nesse contexto. A ideia aqui é utilizar situações simples do dia a dia, para encontra frases, dicas e aprender o idioma de forma direcionada a essa situação.

No exemplo abaixo, criamos uma situação para que a plataforma nos ensine a “pedir um café” em Espanhol. Após digitar o prompt, basta clicar no botão Gerar para que a plataforma gere alguns exemplos de vocabulário e frases de formas diferentes. Além disso, a plataforma cria cards com dicas e explicações gramaticais sobre os termos usados nas frases.

Uma página web intitulada
Tiny Lesson é o experimento em que os usuários criam situações para aprender idiomas com as palavras mais contextualizadas. Créditos: Google Labs.

Slang Hang

A ideia por trás do experimento Slang Hang é gerar conversas mais realistas de falantes nativos, ignorando um pouco a formalidade. Essa capacidade cria diálogos com nuances culturais e dialetos locais, fazendo com que o aprendizado seja mais rico em termos desconhecidos.

No Slang Hang os usuários aprenderão expressões, figuras de linguagem e gírias regionais de forma mais contextualizada e com diálogos naturais. Aqui o contexto é gerado de forma aleatória pela IA, apresentando uma descrição da cena em que ocorrerá o diálogo.

Cada fala é apresentada em um card no idioma escolhido, onde o sistema destaca de forma sublinhada o temo informal. Ao passar o mouse sobre o termo em destaque, uma explicação é exibida na tela para que o usuário entenda o seu significado.

Cada caixa de texto contém um botão para realizar a tradução, bem como um botão para reproduzir a fala em áudio. Além disso, o usuário deve utilizar a tecla ‘Espaço’ para dar continuidade no diálogo, gerando uma fala por vez.

Imagem da interface do experimento
No Slang Hang o sistema cria um diálogo utilizando termos regionais, para que o usuário aprenda frases e gírias locais. Créditos: Google Labs.

Word Cam

O experimento Word Cam traz uma funcionalidade um pouco diferente no aprendizado de novos idiomas. Neste experimento, o usuário utiliza a câmera do smartphone para que a IA detecte objetos presentes na cena e rotule no idioma de destino. Ele aproveita os recursos de visão do Gemini para detectar objetos e fornece palavras adicionais para descrição desses objetos.

ma janela com persianas, uma mesa e uma poltrona, cada uma etiquetada com seu nome em francês e sua tradução para o inglês. As etiquetas presentes são: 'les stores' (as persianas), 'la fenêtre' (a janela), 'la table' (a mesa) e 'le fauteuil' (a poltrona). A imagem apresenta um estilo didático, auxiliando no aprendizado de vocabulário francês ao associar palavras com objetos comuns do dia a dia. Créditos: Google Labs.
No Word Cam é possível utilizar a câmera do celular para aprender os nomes dos objetos da cena no idioma de destino. Créditos: Google Labs.

Little Language Lessons ainda é um experimento

Por se tratar de uma tecnologia experimental, a plataforma adverte que com o uso da IA, alguns resultados ainda podem ser gerados de forma incorreta ou incompleta. Nesses casos é sempre bom comparar a resposta com fontes confiáveis.

Ainda assim, o Little Language Lessons se mostra uma ferramenta muito promissora, abrindo portas para otimizar o aprendizado de quem deseja aprender um novo idioma. Ao mesmo tempo, ferramentas como essa podem também se tornar auxiliadoras para profissionais educadores.

Até o momento da publicação desta postagem, a interface da plataforma está disponível nos idiomas Inglês, Espanhol e Português do Brasil. Contudo ela permite o aprendizado de diversos outros idiomas, como Francês, Alemão, Chinês, Árabe, Coreano, Russo e outros. Para acessá-la, basta digitar labs.google/lll (três letras L no final) no seu navegador ou clicar aqui para ir direto para a página.

Ao conhecer tecnologias como essa e utilizá-las da forma correta, certamente muitos irão rever a forma como aprendemos as coisas. E você, vai experimentar a plataforma?

Fonte: Google For Developers. Imagem de capa: Google Labs.