O Google anunciou uma expansão significativa para seu assistente de inteligência artificial, o Gemini. De acordo com o anúncio, o Gemini chegará nos próximos meses a um maior número de dispositivos baseados no sistema Android. A lista de novos dispositivos inclui smartwatches equipados com Wear OS, televisores com Android TV (o que abrange também sistemas com a interface Google TV) e carros compatíveis com Android Auto.
Levar o Gemini para outros dispositivos é um movimento estratégico do Google para integrar o assistente de forma mais profunda no cotidiano dos usuários, tornando a assistência inteligente acessível em múltiplos contextos. A empresa enfatizou essa visão ao afirmar que, “seja correndo, no carro ou até mesmo no sofá, o Gemini está pronto para ajudar”. Essa é a promessa de uma experiência de IA mais coesa e proativa, independentemente do dispositivo em uso.
Gemini para o seu smartwatch com Wear OS
De acordo com seu anúncio, o Google estará disponibilizando seu assistente Gemini já nos próximos meses em relógios smartwatch com sistema Wear OS. A chegada do Gemini em relógios inteligentes pode significar interações mais ricas e rápidas. Usuários poderão, por exemplo, obter informações contextuais durante uma corrida ou uma caminhada, gerenciar notificações de forma inteligente, controlar dispositivos de casa inteligente ou até mesmo redigir mensagens curtas usando apenas comandos de voz, tudo diretamente do pulso.
Além disso, os usuários poderão definir lembretes, obter informações importantes de e-mails recebidos e muitas outras tarefas, sem a necessidade de ter por perto o seu smartphone.

Experiência aprimorada com o Gemini ao dirigir
A integração do Gemini ao Android Auto visa aprimorar a segurança e a conveniência dos motoristas. O assistente poderá oferecer suporte avançado para navegação, gerenciar chamadas e mensagens, controlar mídia e acesso a informações importantes para a viagem, minimizando distrações e otimizando a experiência ao volante.
Em outras palavras, por meio de comandos de voz, os motoristas poderão facilmente obter ajuda ou informações importantes ao longo do caminho. Além disso, o Gemini pode resumir mensagens recebidas, fornecer um resumo de notícias ou simplesmente ser um companheiro útil para suas viagens. Ou seja, através de conversas naturais com o assistente, obter informações sem a necessidade de usar as mãos, deixará suas viagens mais seguras.
O Google informou que o Gemini também estará disponível no Android Auto nos próximos meses.
Experiência inteligente do Gemini no entretenimento
O Google informou que ainda este ano, os recursos do Gemini também chegarão nas TV´s com sistema Android. O Gemini tem o potencial de transformar a experiência de entretenimento dos usuários com diversos comandos inteligentes. O assistente facilitará a busca por conteúdo em diferentes serviços de streaming e fornecerá recomendações personalizadas.
O Gemini em TV´s poderá controlar a reprodução e permitir a interação com outros aplicativos e informações, tornando a TV um centro de comando mais versátil no ambiente doméstico.
A empresa não forneceu detalhes da data exata da chegada desses recursos em TV´s, mas os usuários podem aguardar a chega ainda este ano, informou o Google.

Outros dispositivos com Gemini
O assistente de IA do Google também chegará em outros dispositivos. O Google informou que está levando o Gemini para o Android XR, um sistema operacional de realidade estendida anunciado no ano passado. Essa plataforma está sendo desenvolvida em com a Samsung e pretende elevar a experiência do assistente em óculos, fones de ouvido e outros.
De acordo com seu anúncio, a Samsung lançará um fone de ouvido ainda este ano e terá o Gemini já presente no Android XR. Com ele, os usuários poderão usar comandos e obter respostas e interações inteligentes, misturando o mundo real e virtual. A empresa não forneceu detalhes sobre esses recursos, mas afirmou que “ela criará novas maneiras de interagir com a próxima geração de dispositivos”.
Com esses anúncios o Google quer tornar suas ferramentas de IA um diferencial competitivo ainda mais robusto. Os recursos multimodais do Gemini podem oferecer interações naturais e muito eficientes nesses dispositivos. Resta agora acompanhar os desdobramentos e os primeiros relatos de uso para avaliar o impacto real dessa integração no ecossistema Android.
Agora é com você! Compartilhe esse post por aí e não deixe de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!
Fonte: Google. Imagem de capa: Google/divulgação.