O Google anunciou um grande recurso no Google Meet que promete facilitar a comunicação com pessoas ao redor do mundo, mesmo em diferentes idiomas. A empresa anunciou no Google I/O que sua solução para reuniões e vídeo conferências terá tradução simultânea e usará a IA para dublar os participantes. O google I/O é um evento para desenvolvedores que acontece todos os anos, sendo palco de grandes anúncios da empresa.
De acordo com o anúncio, a tradução com IA no Google Meet será algo natural e quase instantânea. Além disso, o Google informou que a IA será capaz de corresponder a voz, ao tom de voz e expressões do interlocutor, mantendo um diálogo fluido e natural. Enquanto a conversa acontece, a IA será capaz de traduzir as falas e reproduzir o que foi falado em voz no idioma escolhido. Em outras palavras, a IA do Google Meet fará uma espécie de “dublagem” dos interlocutores, mas no idioma a ser traduzido.
A empresa usou o vídeo acima como demonstração do recurso no evento. Nele vemos duas mulheres em uma conversa sobre o aluguel de um imóvel, mas uma fala em inglês enquanto outra fala em espanhol. Na medida em que a conversa avança, vemos que a IA do Google segue traduzindo e reproduzindo as falas nos respectivos idiomas.
Tradução de fala com IA no Google Meet já está disponível
O novo recurso de tradução de chamadas de vídeo em tempo real usando IA no Google Meet já está disponível para assinantes do Google AI Pro e Ultra, mas em versão beta, conforme informou o Google durante o evento. Esse recurso de tradução instantânea também chegará para clientes empresariais do Workspace ainda este ano, conforme divulgação da empresa.
Ainda assim, o Google liberou o recurso apenas nos idiomas inglês e espanhol. A empresa informou que novos idiomas estarão disponíveis já nas próximas semanas, o que acaba possibilitando o aumento do número de usuários mesmo em versão beta.

Por fim, resta aguardar se esse será um recurso a ser liberado para uso gratuito, da mesma forma que ocorre com alguns modelos do Gemini. Sobre essa possibilidade, a empresa não deu mais detalhes.
E você, o que achou disso? Comente em nossas redes sociais nos botões a seguir e aproveite para compartilhar esse post por aí. Até breve!
Fonte: Google.