Microsoft encerra loja de filmes e TV no Xbox e Windows

Imagem de um laptop exibindo a tela inicial do aplicativo ‘Filmes e TV’, com fundo azul decorado por um padrão de filme cinematográfico. No canto inferior direito aparece o logotipo ‘Panorama Tecnológico’. A interface destaca o texto 'Filmes e TV' e 'Aplicativo', indicando foco em entretenimento digital.

Em uma decisão que pegou muitos de surpresa, a Microsoft encerrou oficialmente a sua loja de Filmes e TV no Xbox e no Windows. De acordo com informações do The Verge, o encerramento ocorreu no dia 18 deste mês de forma repentina. Dessa forma, a partir desta data, não é mais possível comprar ou alugar conteúdo audiovisual através das lojas.

A Microsoft fez essa divulgação em sua página de suporte informando que não “oferece mais novos conteúdos de entretenimento para compra“, se referindo a filmes e TV. Contudo as lojas de aplicativos ainda continuam oferecendo outros serviços de entretenimento, como Amazon Prime Vídeo, Apple TV e outros. Os usuários do Windows e Xbox podem continuar baixando aplicativos de streaming sem nenhuma alteração para consumir esses serviços.

A medida anunciada de forma discreta, levanta a questão mais importante para os consumidores: “E agora, o que acontece com os filmes e séries que eu já comprei?”

Com a loja de filmes e TV encerrada, o que acontece com sua biblioteca?

Embora a Microsoft tenha anunciado de forma discreta, ela garante que os usuários continuarão tendo acesso ao conteúdo adquirido. Sendo assim:

  • Você continuará tendo acesso a todos os filmes e programas de TV que comprou. A biblioteca adquirida não será apagada;
  • Para assistir ao seu conteúdo, você precisará usar o aplicativo “Filmes e TV” em um console Xbox ou em um dispositivo com Windows;
  • Ainda será possível baixar seus conteúdos no Windows e em resolução máxima;
  • Não será possível transferir sua biblioteca para outros serviços, como Apple TV, Google Play ou Amazon Prime Vídeo. Para reproduzir sua biblioteca, será necessário o aplicativo Microsoft Filmes e TV;
  • A Microsoft informou que, conforme os termos de venda, não oferecerá reembolsos pelas compras realizadas.

Mesmo com as restrições listadas acima, a Microsoft ainda afirma que os usuários continuarão tendo suporte ao conteúdo adquirido. Para obter assistência ao conteúdo de sua biblioteca, os usuários poderão acessar diretamente a página de suporte da empresa.

A imagem mostra uma mão segurando um controle remoto da marca Samsung, apontando para uma televisão. A tela da TV exibe uma interface de streaming com várias opções de conteúdo, incluindo uma imagem desfocada de uma pessoa. A cena sugere que alguém está prestes a selecionar ou mudar o conteúdo na TV usando o controle remoto. Créditos: imagem de Kaboompics.com / Pexels.
Serviços de streaming ganharam espaço de entretenimento em casa. Créditos: imagem de Kaboompics.com / Pexels.

O encerramento da venda de filmes e TV pela Microsoft marca o fim de uma era. O serviço que começou em 2006 com o Zune Marketplace e passou a ser Xbox Vídeo em 2012. Em 2015 a Microsoft mudou o serviço para o aplicativo Filmes e TV, decidindo encerrá-lo uma década depois. Ao longo desses anos, o modelo de compra e aluguel de filmes perdeu espaço para os gigantes do streaming por assinatura, como Netflix, Disney+ e Prime Vídeo e outros.

E você, conhecia e consumia conteúdo do aplicativo Filmes e TV? Conte para nós nas nossas redes sociais nos botões a seguir. Aproveite para compartilhar esse post com seus amigos. Até breve!

Fonte: Microsoft, com informações do The Verge.