Remover fundo de imagem é sem dúvidas um recurso que faz muita falta em vários momentos. Seja você um entusiasta ou profissional gráfico, o recurso ajuda bastante na criação de artes digitais. Recentemente a Microsoft liberou esse recurso no seu aplicativo icônico de criação de desenhos, o Microsoft Paint. Nesta postagem, vamos explorar as mudanças mais recentes no MS Paint e como elas podem facilitar o dia a dia neste aplicativo simples e intuitivo.
O Microsoft Paint, ou simplesmente Paint, sempre foi conhecido por sua simplicidade e facilidade de uso. O aplicativo acompanha as versões do Windows há anos e sempre com uma interface simples e com poucos recursos. Trata-se de uma ferramenta para pequenos trabalhos ou edições rápidas. No entanto ele foi elevado a um novo patamar nessa última temporada de atualização do Windows. Com uma interface mais moderna acompanhando o design do Windows 11, o Paint se tornou mais uma opção para remover fundo de imagem.
O MS Paint reimaginado!
A princípio o MS Paint sempre foi um aplicativo para tarefas pequenas e rápidas. Das mudanças presentes nessa nova versão, talvez as duas mais aguardadas são o ‘removedor de fundo de imagem’ e o recurso de ‘camadas’. A primeira delas possibilitará remover o fundo de uma imagem que está sendo editada. Isso mesmo, você pode abrir uma imagem em edição no Paint e, simplesmente remover a imagem de fundo de uma foto sua com seus amigos por exemplo. Em outras palavras, um recurso que antes era presente somente em editores profissionais e pagos, agora também está presente no aplicativo que acompanha o sistema operacional da Microsoft. Veja um exemplo de utilização dessa nova funcionalidade na imagem a seguir:
Para utilizar essa funcionalidade, basta clicar no botão ‘Remover tela de fundo’ presente na barra de ferramentas.
A segunda mudança significativa foi a introdução do recurso ‘camadas’. Nas versões anteriores do MS Paint as edições e composições de imagens e desenhos eram feitas em um único plano (camada) de desenho. Isso contradiz a grande maioria dos editores de imagens que já utilizam como um recurso básico.
O recurso de ‘camadas’ proporciona a organização e composição dos objetos de desenho em camadas distintas. Isso ajuda na edição isolada de um objeto sem interferir no restante da imagem, bem como na sobreposição desses objetos de forma isolada (individualmente). Assim você pode utilizar o removedor de fundo de imagens e deixar o objeto alvo em uma camada para utilizar os demais elementos e fundos em outras camadas separadas. Após isso, a junção dessas camadas fará a composição da imagem completa.
Remover fundo de imagem, camadas e nova interface
Atualmente nessa nova versão do aplicativo, além das duas funcionalidades significativas descritas acima, temos algumas mudanças sutis na interface para acompanhar o design do Windows 11. Desta forma os ícones foram redesenhados ganhando contornos suaves e deixando de lado a pegada dos ícones 3D. Além disso agora podemos exibir réguas no plano de edição, tanto na parte superior como nas laterais. Do mesmo modo, a fim de facilitar o enquadramento dos elementos de edição, podemos exibir linhas de grade no plano de edição. Ambas as funcionalidades estão presentes no menu ‘Exibir’ do aplicativo.
Outras mudanças notáveis foram a expansão da paleta de cores, trazendo opções de tons mais precisos e pincéis melhorados. Também foram adicionadas melhorias na opção de adição de textos e na ferramenta de seleção, que agora traz a forma livre para recorte.
Novo recurso com Inteligência Artificial
Sim, até o MS Paint ganhou recurso com Inteligência Artificial. O Microsoft Paint Cocreator é o novo recurso de criação de imagens que utiliza a tecnologia do DALL-E 3 diretamente no aplicativo. Assim, com apenas algumas palavras, será possível criar imagens diversas e realistas para sua arte. Conforme anunciado pela Microsoft, até a publicação desta postagem, este recurso só está disponível nas regiões dos Estados Unidos, França, Reino Unido, Austrália, Canadá, Itália e Alemanha e no idioma inglês.
Para utilizar essa funcionalidade, ao clicar no ícone do ‘Cocreator’ na barra de ferramentas, surgirá um painel lateral. Na caixa de textos, basta inserir a descrição do que se deseja criar e escolher o estilo desejado. Enquanto esse recurso não chega diretamente ao MS Paint, podemos utilizar o Bing.
Por fim, seguindo a tendência do tema escuro nos programas, aplicativos e sistemas operacionais, foi adicionado um botão de ‘Configurações’ no canto superior direito da tela. Clicando nele é alternado para uma janela de opções de configuração do tema, sendo possível escolher entre ‘Claro, Escuro e Configuração do sistema‘. Veja na imagem a seguir o aplicativo no tema escuro:
Com as recentes mudanças do MS Paint, pequenas tarefas de edição de imagens se tornarão ainda mais simples e intuitivas. A introdução dos recursos de ‘camadas ‘e ‘removedor de fundo de imagens’ tornarão o aplicativo mais versátil, ajudando em pequenos retoques e criação de artes rápidas. Isso porque ele ainda continua com uma interface limpa e desempenho leve.
Créditos imagem: Dominika Roseclay, Pixels.