Depois de revelar que espera vender 4 milhões a menos do PS5 no seu ano fiscal de 2023, a Sony admitiu que o ciclo de vida do PlayStation 5 (PS5) está chegando ao fim. Essa informação veio após vendas abaixo das expectativas e uma revisão nas metas de vendas para o atual ano financeiro. O ano fiscal de 2023 da Sony termina no final do mês de março deste ano. Vamos explorar essa notícia e entender o que isso significa para os jogadores e para o futuro da marca PlayStation.
O que a Sony disse?
A Sony tinha uma meta inicial de vendas de 25 milhões de unidades do PS5 até o final do seu ano fiscal em março de 2024. No entanto ela precisou rever suas expectativas depois de apresentar os resultados do terceiro trimestre. Isso simplesmente fez a Sony reduzir sua previsão de vendas de 25 milhões para 21 milhões de consoles. Apesar de promoções agressivas, as vendas durante o trimestre de férias de 2023 ficaram aquém do esperado. A empresa vendeu 8,2 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2023, mas isso não foi suficiente para alcançar a meta. A notícia veio ás vésperas do lançamento de um dos jogos com grande expectativa, o Final Fantasy VII Rebirth previsto para o final do mês.
De acordo com comentários da vice-presidente sênior da Sony a Bloomberg, Naomi Matsuoka, o ritmo de vendas do PS5 começará a diminuir a partir do próximo ano fiscal, que começa em abril de 2024. Ela afirmou:
“Olhando para o futuro, o PS5 entrará na fase final de seu ciclo de vida. Portanto, daremos mais ênfase ao equilíbrio entre lucratividade e vendas.”
Isso significa que a companhia pretende priorizar sua lucratividade ao invés de número de unidades vendidas.
“Como tal, daremos mais ênfase ao equilíbrio entre rentabilidade e vendas.
Por esta razão, esperamos que o ritmo anual de vendas de hardware PS5 comece a cair a partir do próximo ano fiscal.”
O que isso significa para os jogadores?
Com o PS5 entrando no último estágio do seu ciclo de vida, naturalmente começamos a especular sobre o PS6. Afinal, o PS4 durou sete anos antes de encerrar seu ciclo, enquanto o PS5 está prestes a completar apenas quatro anos. Se seguirmos esse padrão, podemos esperar o PS6 por volta de 2027.
Além disso, a Sony acrescentou que não lançará grandes sequências de franquias existentes do PlayStation antes de abril de 2025. Portanto, títulos como “God of War” e “Spider-Man” terão que esperar.
Enquanto isso, espera-se uma competição de mercado mais intensa para este ano. Isso porque há rumores de um novo lançamento do Xbox Séries S pela Microsoft, além de um Xbox Series X sem disco. Da mesma forma, a Nintendo também deve anunciar um lançamento de continuação do Switch.
Siga nossas redes sociais!