A Microsoft resolveu descontinuar o suporte para execução de apps do Android no Windows 11. A empresa anunciou esta semana que irá descontinuar o recurso Subsistema Windows para Android no no seu sistema operacional.
De acordo com o comunicado a função, também conhecida como WSA (Windows Subsystem for Android), deixará de funcionar em um ano. Esse sistema permitia que aplicativos Android fossem executados no Windows através da Amazon Appstore. Embora esperava-se que o suporte fosse entendido para mais plataformas, a companhia anunciou o fim do suporte.
A Microsoft fez um comunicado simples, na própria página de suporte do recurso e sem externar os motivos para isso, embora tudo leva a crer que seja baixa adesão. Mesmo sendo uma funcionalidade que teve pouca adesão, a descontinuação do suporte pegou todos de surpresa.
O Subsistema Windows para Android foi uma tentativa da Microsoft para dar ao usuário a possibilidade de utilização de aplicativos de smartphones no Windows. Apesar de ser uma compatibilidade que parecia cair no gosto popular, isso não ocorreu. Parte disso, talvez, se deve ao fato de que essa parceria ficou limitada a Appstore da Amazon, o que não se estendeu a Google Play Store.
Usuários que instalaram apps do Android no Windows ainda terão prazo
A Microsoft informou em seu comunicado que a Amazon Appstore no Windows e todos os aplicativos e jogos, não terão mais suporte a partir de 5 de março de 2025. Entretanto, os usuários que fizeram instalações de apps e jogos antes de 5 de março de 2024, continuarão tendo suporte até a data fim definitiva.
Primordialmente, a execução de aplicativos Android no Windows 11, dependia da instalação do Amazon Appstore. Neste momento, ao tentar pesquisar pelo app na loja do Windows, ele simplesmente não aparece mais nos resultados. A Amazon divulgou, em sua página de suporte, um link direto para Microsoft Store para atender a usuários que necessitam fazer a reinstalação. No entanto, ao tentar baixá-la, é emitido um aviso “Este aplicativo não funcionará no seu dispositivo”. Porém, isso vale para quem ainda não havia feito a instalação antes do dia 05 de março de 2024.
Fonte: Suporte Microsoft, Phone Arena, The Verge, Amazon. Imagem de capa: gerada por IA no Copilot.
Siga nossas redes sociais!