A Microsoft acaba de encerrar o suporte às versões do Windows 7 e 8.1. A data oficial do encerramento foi nesta terça feira dia 10/01/23, conforme anunciado pela empresa.
Desta forma os usuários que ainda tiverem instalados estas versões em seus computadores deixarão de receber atualizações de segurança, o que os tornarão vulneráveis.
A recomendação da empresa é que seus usuários devem atualizar para as últimas versões do sistema operacional. É claro que nem todos os computadores possuem os requisitos exigidos pelo mais novo, o Windows 11. Nesses casos a recomendação é de atualizar para as últimas releases do Windows 10.
Vale lembrar que o fim do suporte não impede o funcionamento dos sistemas, ou seja, eles continuarão funcionando normalmente. Porém é importante que todos os usuários estejam cientes de que estes estarão expostos a vulnerabilidades que seriam corrigidas com atualizações e melhorias de segurança.
O fim de mais uma era
O suporte do Windows 7 oficialmente deveria ter chegado ao fim em janeiro de 2020, mas a Microsoft decidiu estender esse prazo devido ao grande número de usuários que ainda mantinham o sistema operacional ativo.
O Windows 7 ainda teve essa “colher de chá”. Já o Windows 8.1 não seguiu esse mesmo caminho devido a sua baixa popularidade. Sendo assim a Microsoft cumpriu o prazo estipulado de dez anos do seu ciclo de vida.
Por necessidade ou apenas por opção, há muitos usuários que mantém versões descontinuadas do Windows ainda em execução. Conforme dados da Statcounter GlobalStats, uma ferramenta online de estatísticas de visitantes, mais de 11% de participação de mercado ainda é do Windows 7, enquanto ainda restam mais d2 2,5% do Windows 8.1.
Recomendações da Microsoft com o fim do suporte para windows
Para evitar que os usuários estejam expostos a diversas vulnerabilidades de segurança, a recomendação da Microsoft é a atualização (upgrade) para as versões mais recentes do Windows 10 e do Windows 11, sempre seguindo os requisitos de hardware.
Entretanto é importante lembrar que a atualização para o Windows 11 exige alguns requisitos que só modelos mais atualizados de hardware contam com estes requisitos, o que faz com que haja necessidade de um investimento em outro computador caso o modelo atual não tenha suporte. Mesmo assim é recomendado que pelo menos seja atualizado para as verões mais recentes do Windows 10 que ainda tem seu ciclo de vida ativo.
Por fim, a Microsoft ainda adverte que versões do Office 365 (agora Microsoft 365) que estejam executando nessas versões do sistema operacional obsoletas, mesmo estando configurados para receberem atualizações automáticas, não serão atualizados.
Continue navegando para mais dicas e tutoriais.
Fontes: Microsoft (microsoft.com)