A rede social Bluesky deve lançar um novo aplicativo focado em compartilhamento de fotos e vídeos para concorrer com o Instagram. Batizado com o nome de Flashes, o novo app está sendo construído sobre o protocolo AT (AT Protocol), o mesmo que alimenta sua plataforma.
De acordo com informações dadas ao TechCrunch pelo desenvolvedor e criador Sebastian Vogelsang, o novo aplicativo estará disponível em breve para testes. Vogelsang é um desenvolvedor independente e que está trabalhando no desenvolvimento desse app usando o código do Skeets, um cliente do Bluesky para iOS.
O Flashes não somente será um concorrente do Instagram, mas também uma opção mais aberta para quem busca aplicativos decentralizados e de código aberto. Isso porque as redes sociais mais usadas atualmente, são controladas pela Meta, dona do Facebook, Instagram e também do WhatsApp. Esse “monopólio” acaba incomodando muitos usuários que buscam alternativas descentralizadas, como o Mastodon por exemplo.
Flashes terá integração com o Bluesky
O Bluesky já possui suporte para postagens como fotos e vídeos. Contudo a proposta do Flashes é ser um aplicativo que se assemelha a outros apps de compartilhamento de fotos e vídeos. Mesmo assim, o desenvolvedor destacou que o Flashes não será um “clone” do Instagram e nem possuirá todos os mesmos recursos de seu concorrente.
Quando lançado, o aplicativo suportará postagens com até 4 fotos e vídeos de até um minuto. Além disso, as postagens feitas no Flashes também aparecerão no Bluesky, bem como comentários dessas postagens aparecerão no Flashes. Ou seja, o Flashes terá integração com o Bluesky.
A chegada do aplicativo Flashes poderá ser uma porta de entrada para potenciais novos usuários do Bluesky, na visão de Vogelsang. A rede que já soma mais de 27 milhões de usuários e pessoas interessadas em mais informações, podem seguir a conta oficial do Flashes no Bluesky.
Se você ainda não conhece o Bluesky e deseja criar uma conta, leia aqui nossa publicação sobre o assunto. Aproveite para seguir nosso perfil @panoramatecnologico.com.br.
Por fim, o desenvolvedor Vogelsang informou que também pretende lançar um aplicativo dedicado a postagens de vídeo, na qual seu nome será Blue Screen. Isso reflete uma tendência a aplicativos de vídeo como TikTok.
Agora é com você! Compartilhe esse conteúdo por aí e não deixe de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!
Fonte: TechCrunch.