A Apple anunciou nesta semana o lançamento do iOS 18, a mais nova versão do seu sistema operacional, durante a conferência WWDC 2024. Dentre as melhorias gerais implementadas nesta nova versão, um dos grandes destaques é a personalização. A partir desta versão, os usuários do iPhone poderão ajustar o posicionamento dos ícones e widgets na tela inicial de acordo com suas preferências. Essa mudança é algo inédito na história do iOS, mas trivial em outros sistemas operacionais como o Android. De acordo com a empresa, essa novidade deixará o sistema com a aparência mais pessoal, conforme preferência de cada usuário.
Outra novidade focada na personalização, é a possibilidade de ajustar o tamanho e cores dos ícones dos aplicativos. Quem utiliza os dispositivos da Apple sabe que os principais ícones mantém o mesmo design, mas com leves alterações entre diferentes versões de seu sistema. Embora pareça uma alteração simples, ela muda de forma completa a aparência tradicional dos detalhes sistema. Seguindo o mesmo modo, o sistema também ganha o modo escuro, onde a coloração dos ícones também se ajusta a esse modo.
Além disso, a nova funcionalidade de “Temas” permite que os usuários alterem o visual do sistema com apenas um toque, proporcionando uma experiência ainda mais personalizada.
Novidades na tela de bloqueio do iOS 18
O iOS 18 trará uma importante mudança para sua tela de bloqueio. A partir desta versão, será possível adicionar mais atalhos para ouras funcionalidades e aplicativos, onde antes só existia os botões para a lanterna e a câmera do aparelho. Com essa nova atualização, a Apple diz que será possível o acesso a diversos aplicativos a partir dali.
Apple Intelligence: IA finalmente chega ao iOS
A Apple finalmente revelou seu sistema de Inteligência Artificial para os dispositivos da marca. O Apple Intelligente é o novo sistema de IA generativa para ser usado no iPhone, iPad e MAC. Até então, a empresa seguia devagar nessa nova tendência, ao contrário de outras big techs na acirrada corrida da IA.
De acordo com o anúncio, a nova IA da Apple estará disponível para iPhone 15 Pro e no iPhone 15 Pro Max em diante com o iOS 18. O recurso será integrado ao iPhone, iPad e Mac para proporcionar funcionalidades de escrita, como criação de resumos, revisão de textos, reescrita em diferentes versões e tons. A Apple diz que as ferramentas de escrita estarão disponíveis em qualquer lugar do sistema, incluindo apps de terceiros e onde a escrita for necessária.
Outros recursos oferecidos pela IA da Apple é a criação de imagens, seguindo a mesma tendência de outras IA´s. Com ela, será possível criar imagens, incluindo animações, utilizando apenas textos descritivos, os prompts. Da mesma forma, também será possível a criação de emoji, o chamado “Genmoji”, utilizando o teclado diretamente em uma tela de conversa. Além disso, será possível utilizar uma foto de uma pessoa da biblioteca de fotos para criar um Genmoji parecido com essa pessoa.
A IA da Apple estará presente em vários recursos e aplicativos do sistema, trazendo uma infinidade de possibilidades para o iOS 18.
Assistente virtual Siri com IA da Apple
O lançamento do Apple Intelligence traz o início de uma nova era para a Siri, a assistente virtual dos dispositivos da maçã. De acordo com a empresa, a Siri agora utiliza o “Apple Intelligence para obter superpoderes totalmente novos”. Com isso, a comunicação da Siri será mais natural, com melhor compreensão do idioma, aliada a capacidade de ação dentro de aplicativos e recursos do sistema, respeitando o contexto pessoal.
Com design totalmente renovado, podemos falar ou digitar na Siri para fazer perguntas e obter informações sobre recursos do sistema, como passo a passo para aprendizado de algo novo que estamos fazendo. Podemos digitar na Siri quando não quisermos falar em voz alta, dando um simples toque duplo na parte inferior da tela do iPhone ou iPad.
O avanço da Siri com um motor de IA por trás do seu funcionamento é uma tendência dos assistentes pessoais, como o Google fez recentemente ao integrar o Gemini no Android. A atualização da Siri também inclui sua integração com o ChatGPT, da OpenAI. Ao realizar uma solicitação para a assistente, ela verificará se a consulta será mais adequada para o ChatGPT e solicitará sua permissão para que isso aconteça.
Outras novidades dentro do iOS 18
O novo sistema operacional da Apple traz uma série de melhorias em outras áreas e aplicativos. Dentre elas, segue alguns destaques:
- Aplicativo Notas: o app ganha o recurso “Notas de cálculo”, com possibilidade de realização de cálculos e transformando em qualquer anotação. Além disso, adição de seções de cabeçalho e adição de cores de destaque no texto;
- Integração entre o app Lembretes e Calendário: agora será possível a criação de lembretes no calendário e ele ser listado no app de lembretes;
- Central de controle: agora será possível alternar entre várias páginas de controle, adição de controles de mídia e casa inteligente, integração com aplicativos de terceiros, além de aparência suave e com bordas arredondadas;
- Aplicativo calculadora: agora o app ganha novos recursos, incluindo integração com o app Notas e seção de conversores de forma simplificada;
- Novo aplicativo de senhas: agora será possível gerenciar suas senhas com um app nativo do sistema, com acesso simplificado e com recurso de filtros;
- Privacidade de aplicativos: agora será possível configurar para exigir autenticação em qualquer aplicativo, incluindo os de terceiros. Além disso, poderemos restringir quais contatos os apps de terceiros poderão ter acesso;
- Aplicativo Mensagens: agora o app aceita emojis e formatação de sublinhado, negrito, itálico e tachado;
- Novo modo de jogo: melhorias no modo de jogo, minimizando atividades em segundo plano para melhor desempenho;
- Aplicativo Fotos: o aplicativo Fotos está ganhando novos recursos para classificação, buscas, coleções fixadas de forma automática e agrupamento de pessoas e animais em coleções. Também chegou uma nova visualização em formato de carrossel;
- Aplicativo Telefone (Phone): agora o app pode gravar chamadas e gerar transcrições de forma automática;
Nem tudo será lançado nesse momento
Em resumo, o iOS 18 chega com uma série de melhorias e novidades que prometem transformar a maneira como os usuários utilizam os dispositivos da Apple. A chegada da Inteligência Artificial em um sistema tão bem avaliado como o iOS, dará a ele novos rumos e possibilidades. Entretanto, vários recursos só chegarão em atualizações futuras, embora tenham sido anunciadas nesse momento.
Por fim, o iOS 18 já está disponível em versão preview e já pode ser testado em aparelhos compatíveis. Enquanto isso, só resta que os usuários dos dispositivos Apple aguardem atualizações futuras que ainda podem trazer mudanças e a conclusão da implementação de parte das melhorias e recursos anunciados.
Agora é com você! Compartilhe esse conteúdo por aí e não deixe de seguir nossas redes sociais nos botões aa seguir. Até breve!
Fonte: Apple, The Verge. Imagem de capa: Apple.