Agora é possível extrair texto de fotos no app Vincular ao Celular

Vincular smartphone ao Windows. Imagem: ilustração Panorama Tecnológico.

A Microsoft acaba de liberar uma atualização para o seu aplicativo Vincular ao Celular (Phone Link) do Windows, que promete facilitar a vida de muitos usuários. A partir da compilação 1.24052.124.0, agora é possível extrair texto diretamente de fotos que sincronizamos entre o seu PC e o celular. Esse recurso pode economizar um tempo precioso que você gastaria digitando informações contidas em imagens, além de simplificar o processo de copiar e colar textos para diversos usos. Para quem já está com a versão atualizada, um alerta ao abrir o aplicativo é emitido na tela anunciando a novidade.

A novidade se baseia na tecnologia OCR (Optical Character Recognition), que permite ao aplicativo identificar e extrair textos de imagens com precisão. Após sincronizar suas fotos entre o celular e o PC usando o app Vincular ao Celular, você pode selecionar uma imagem e, com apenas alguns cliques, extrair o texto contido nela. É uma maneira prática e rápida de transferir informações, especialmente útil em diversas situações do dia a dia. Embora o OCR não seja uma tecnologia nova, ela desempenha muito bem o seu papel no reconhecimento de caracteres de uma imagem.

Extrair texto de fotos usando o app Vincular ao Celular: exemplos de utilização

Apesar de a extração de textos de imagens não ser nenhuma novidade, a atualização do aplicativo ‘Vincular ao celular’ chega em boa hora. Dessa forma, ele evita a necessidade de buscar outros aplicativos para essa finalidade, resultando em economia de tempo. Pense em quantas vezes você já precisou redigitar informações de um documento que tirou foto com o seu celular. Com o novo recurso, esse trabalho se torna desnecessário. Aqui estão alguns exemplos práticos de como essa funcionalidade pode te ajudar:

  • Notas de reuniões: imagine que você tirou uma foto de uma folha com anotações importantes durante uma reunião ou mesmo de um slide no telão. Com o recurso de extração de texto, você pode converter essas anotações em texto editável no seu PC em segundos;
  • Documentos acadêmicos: muitos estudantes podem fotografar textos de livros ou anotações e, em seguida, extrair o texto para criar resumos ou trabalhos, economizando o tempo que gastariam digitando novamente;
  • Cartões de visita: agora não é mais necessário redigitar as informações de cartões de visita. Basta tirar uma foto e usar o aplicativo para extrair nomes, números de telefone e endereços de e-mail diretamente para sua lista de contatos.

Enfim, é uma infinidade de situações em que esse recurso pode auxiliar a economizar tempo e poupar esforço.

Como utilizar o novo recurso

Para utilizar esse novo recurso é muito simples. Para isso, basta seguir os seguintes passos:

  • Verifique se o aplicativo Vincular ao Celular está atualizado para a versão 1.24052.124.0 ou superior. Você pode fazer isso através da Microsoft Store no seu PC;
  • Certifique-se de que suas fotos estejam sincronizadas entre o seu celular e o PC usando o aplicativo;
  • Agora abra a imagem da qual deseja extrair o texto diretamente no aplicativo Vincular ao Celular;
  • Em seguida, use a opção de extração de texto para ver o conteúdo da imagem convertido em texto editável, pronto para ser copiado e colado onde você precisar.
Tela aplicativo vincular ao celular com recurso de extração de texto de fotos. Imagem: reprodução
Extraindo texto de fotos com o app ‘Vincular ao celular’ do Windows. Imagem: reprodução.

Além da evidente economia de tempo, a extração de texto oferece várias vantagens práticas. Uma delas, por exemplo, é evitar erros de digitação, além de ganhar mais agilidade em tarefas diárias.

A nova funcionalidade de extração de texto do app Vincular ao Celular é um passo significativo para quem busca eficiência e praticidade no dia a dia. Embora pareça um recurso simples, pode “quebrar um galho” em diversas situações.

Agora é com você! Compartilhe esse conteúdo por aí e não deixe de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!