Nesta última sexta-feira (19), um problema técnico causou a interrupção de serviços online em várias partes do mundo. Esse acontecimento, que está sendo chamado de “apagão cibernético”, afetou vários sistemas informatizados, desde sistemas financeiros até plataformas de comunicação e sistemas de aeroportos. O evento acabou se tornando o assunto mais falado durante o dia de ontem.
De acordo com diversos canais de comunicação, essa falha massiva nos sistemas de tecnologia da informação (TI), deixou muitos sem acesso a serviços essenciais e impactou diversos setores e regiões. A falha acabou causando atrasos e suspensões de voos e afetou serviços bancários e muitos outros. Quem tentava embarcar em diversos aeroportos pelo mundo se surpreendia com guichês lotados, voos atrasados e um caos sem previsão de término.
De acordo com informações, a causa do problema teria sido uma atualização de um produto da empresa de segurança cibernética CrowdStrike. Essa atualização acabou causando falhas em sistemas operacionais Microsoft Windows, fazendo com que os sistemas apresentasse uma tela azul de erro, também conhecida como “tela azul da morte”. O erro acabou deixando esses sistemas inoperantes, afetando terminais e servidores, causando uma falha em cadeia.
Quem é a CrowdStrike
A CrowdStrike, uma empresa norte-americana especializada em cibersegurança, oferece soluções avançadas de proteção contra ameaças cibernéticas, especialmente por meio de sua plataforma de inteligência artificial baseada na nuvem chamada Falcon. George Kurtz, Dmitri Alperovitch e Gregg Marston fundaram a empresa em 2011, que hoje conta com quase 8.500 pessoas em sua equipe.
Durante os acontecimentos, o CEO da empresa George Kurtz, manifestou sobre a atuação da empresa com seus clientes e parceiros, garantindo seu compromisso em fornecer total transparência sobre o ocorrido.
“Toda a equipe da CrowdStrike continua trabalhando de perto com os clientes e parceiros afetados para garantir que todos os sistemas sejam restaurados.
Estou compartilhando a carta que enviei aos clientes e parceiros da CrowdStrike. À medida que este incidente for resolvido, você tem o meu compromisso de fornecer total transparência sobre como isso ocorreu e as medidas que estamos tomando para evitar que algo assim aconteça novamente.
Estamos trabalhando em uma atualização técnica e em uma análise da causa raiz que também compartilharemos com todos” disse George.
Embora seja especialista no ramo, a empresa não atribuiu o incidente a um ataque cibernético. No entanto, ele acabou levantando questões sobre segurança digital e a dependência tecnológica global que temos.
O apagão cibernético global da última sexta-feira serviu como um alerta para a vulnerabilidade de nossa infraestrutura digital. Apesar de a interrupção ter sido temporária, os efeitos ressaltam a importância de reforçar a segurança e a resiliência dos sistemas de TI
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Fonte: com informações de InfoMoney, CNN e Agência Brasil.