Receita federal libera hoje restituição do imposto de renda

A imagem mostra notas de 100 reais em um fundo desfocado e na frente o logotipo com o nome Receita Federal. Imagem: ilustração Panorama Tecnológico.

A Receita Federal do Brasil libera nesta quarta-feira (31) o pagamento de mais um lote de restituição do imposto de renda 2024. De acordo com o órgão, mais de 6,09 milhões de contribuintes serão contemplados neste lote, totalizando R$ 8,5 bilhões. O pagamento segue o calendário de pagamentos estipulado pelo órgão e estará disponível a partir das 10 horas.

A RFB já havia liberado a consulta ao terceiro lote de restituição do IRPF 2024 na quarta-feira da semana passada. Dessa forma os contribuintes poderiam verificar se já seriam contemplados neste pagamento. Ao todo, o lote é formado por 6.091.572 restituições que serão destinadas aos contribuintes prioritários e não prioritários. Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal) e clicar em “Meu Imposto de Renda” e, logo depois, clicar em “Consultar Restituição“. Além disso, o contribuinte pode utilizar utilizar o aplicativo Meu Imposto de Renda disponível para Android iOS.

Terceiro lote de restituição do imposto de renda

Conforme publicado pela Receita Federal, o terceiro lote do pagamento do imposto de renda 2024 irá contemplar os seguintes grupos:

  • 14.756 restituições de contribuintes idosos acima de 80 anos
  • 95.040 restituições de contribuintes entre 60 e 79 anos
  • 9.672 restituições de contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave
  • 34.014 restituições de contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
  • 5.711.130 restituições de contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX;
  • 172.719 restituições de contribuintes não prioritários, e;
  • 54.241 restituições de contribuintes priorizados em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS).
Uma mão colocando uma moeda em um cofrinho de porcelana branca em formato de porco. Ao lado, há pilhas de moedas douradas empilhadas em diferentes alturas sobre uma mesa de madeira. No fundo, vê-se um laptop, uma calculadora e uma xícara de café, sugerindo um ambiente de escritório. Imagem de Freepik.
Imagem de Freepik.

Por fim, compartilhe esse conteúdo por aí e não deixe de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!

Fonte: Receita Federal do Brasil.