A Google acaba de anunciar o lançamento de novos recursos para seu navegador Google Chrome. Um dos recursos de destaque, são as funcionalidades do Google Lens que chega agora no navegador para desktop.
De acordo com sua publicação oficial, esses recursos usam os modelos mais recentes do Google AI e Gemini, o modelo de inteligência artificial generativa da companhia. A proposta dessa atualização é facilitar a pesquisa dos usuários com o poder de visão do Google Lens.
Conforme demonstrado no vídeo acima, a atualização incluirá um ícone da funcionalidade na barra de endereços do Google Chrome. Ao clicar neste ícone, poderemos fazer um print recorte de qualquer objeto visto em uma imagem, para que o Google Lens entre em ação. Semelhantemente como acontece nos smartphones, os resultados de busca exibirá informações e imagens do objeto selecionado. Além disso, poderemos utilizar o poder o AI Overview para exibir informações adicionais ou respostas para nossas perguntas.
Outras formas de acionar esse novo recurso, será através do clique do botão direito do mouse sobre a tela ou através do menu dos três pontinhos no canto superior direito da tela do Google Chrome.
Google Chrome recebe outros 2 novos recursos
Além de turbinar os recursos de pesquisa com o poder do Google Lens, a Google está lançando mais dois novos recursos para o navegador Chrome. Um deles é o “Tab compare“, uma funcionalidade que promete facilitar a comparação de informações abertas em abas diferentes.
A empresa cita como exemplo, a dificuldade em comparar dados de produtos que estamos comprando. Quem nunca ficou pulando entre várias abas quando está realizando uma compra online e comparando preços de vários sites de lojas! A proposta dessa nova funcionalidade é usar o poder da IA para exibir em uma única aba um comparativo dessas informações e ajudar o poder de decisão.
Outro recurso bem legal é uma opção para redescobrir o histórico de navegação. De acordo com o publicado, a funcionalidade permitirá fazer uma busca nas informações desse histórico. O “pulo do gato” aqui é usar o poder da IA para localizar informações específicas e usar linguagem natural e conversacional para essas pesquisas. Como exemplo, a empresa diz que poderemos acessar o histórico e pesquisar algo como: “Qual era aquela sorveteria que eu visitei na semana passada?”, para que o navegador exiba páginas relevantes baseadas nesse histórico de navegação.
Os novos recursos do Google Chrome estarão sendo liberados nos próximos dias, informa a empresa. O recurso do Google Lens chega na atualização mais recente, enquanto os demais recursos começam primeiro nos EUA.
Agora é com você! Compartilhe esse conteúdo por aí e não deixe de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!
Fonte: Google. Imagem de capa: Google divulgação.