A Receita Federal do Brasil divulgou na última quinta-feira (26) que mais de 1,4 milhão de contribuintes caíram na malha fina do IRPF 2024. O balanço foi divulgado logo depois do pagamento do último lote do imposto de renda deste ano ocorrido há uma semana.
De acordo com a RFB, um total de 1.474.527 declarações estão retidas na malha fina. Isso representa 3,2% do total de declarações recebidas que, segundo a instituição, somaram 45.481.689 declarações em 2024. Desse montante, 71% são de contribuintes que esperam restituição, 27% apuraram como imposto a pagar e 2% apuraram como saldo zero (nem a pagar e nem a restituir).
Ainda segundo a RFB, os motivos para a retenção na malha fina ficaram como:
- 57,4% erros em deduções, tendo como principal as deduções de despesas médicas;
- 27,8% relacionados a omissões de rendimentos pelos titulares ou dependentes;
- 9,4% relacionados à divergência nas informações de impostos declarados x impostos recolhidos pelas fontes pagadoras;
- 2,7% relacionados a erros nas declarações de valores de doações;
- 1,6% relacionados à divergência de informações de rendimentos recebidos acumuladamente (informações declaradas x informações fornecidas pelas fontes), e;
- 11% sobre divergências nas informações de valores de imposto pago x valores registrados na base da Receita Federal.
Como saber se você está na malha fina do IRPF 2024
Primeiramente, você pode consultar a situação da declaração do IRPF 2024 acessando o site da Receita Federal, na opção ‘Meu imposto de renda‘. Você deve realizar o acesso com sua conta gov.br e procurar pela opção ‘Malha fiscal‘. Nessa seção, você encontrará orientações gerais, bem como uma opção para realizar a consulta da situação da declaração.
Além disso, você pode utilizar o aplicativo Meu Imposto de Renda disponível para dispositivos móveis com Android e iOS. Para ambos os casos, basta acessar o aplicativo e procurar pela opção “Pendências de malha”.
Com essas opções de acesso, você pode consultar as suas pendências e verificar o motivo de sua declaração ter caído na malha fina. Com vimos no início desta publicação, a Receita Federal apurou vários motivos.
Por fim, os contribuintes que regularizarem suas pendências e tiverem valores a serem restituídos, a RFB fará os pagamentos conforme definido no calendário de restituições. O primeiro pagamento da remessa de lotes residuais já ocorre no final do próximo mês, conforme a seguir:
- 1º lote residual: 31/10/2024.
- 2º lote residual: 29/11/2024.
- 3º lote residual: 31/12/2024.
- 4º lote residual: 31/01/2025.
- 5º lote residual: 28/02/2025.
Agora que você já sabe o calendário de recebimento da restituição do IRPF, compartilhe com seus amigos. Ah, não deixe de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!
Fonte: Receita Federal do Brasil.