Google libera plataforma de IA que cria vídeos usando Gemini

A imagem mostra a interface do Google Vids, uma plataforma de IA que cria vídeos do Google. A interface conta com uma mensagem de boas-vindas: 'Olá, Margot. Vamos começar a criar.' Há opções para descrever o vídeo em algumas sentenças e incluir arquivos digitando '@'. Três modelos sugeridos são exibidos: um vídeo de integração para estagiários de RH, um vídeo de introdução para novos funcionários e um passo a passo de apresentação de produto para um novo aplicativo. A interface inclui opções de modelos, gravação e upload na barra lateral esquerda. O menu superior inclui opções como Arquivo, Editar, Exibir, Inserir, Formatar, Cena, Organizar, Ferramentas e Ajuda. No canto superior direito, há botões para Reproduzir e Compartilhar. Imagem: Google Divulgação.

A Google anunciou que está liberando a sua plataforma de IA que cria vídeos para mais usuários. O Google Vids é uma plataforma que utiliza a tecnologia Gemini para criar vídeos a partir de textos (prompts). De acordo com o anúncio, o Google Vids foi projetado para ajudar equipes de trabalho em diversas tarefas e promete revolucionar a forma como empresas e indivíduos produzem conteúdo audiovisual.

Com o Google Vids, as empresas poderão criar vídeos para diversas finalidades, como promover um produto, transformar documentações de suporte em vídeos para orientar seus clientes e muito mais. Como a própria Google diz, as empresas poderão contar suas histórias por meio de vídeos.

A companhia anunciou a disponibilidade geral, mas não tão geral assim. Conforme o anúncio, a Google começou a liberar o acesso para edições selecionadas do Workspace. Para quem não sabe, o Google Workspace é o serviço de assinatura do Google que oferece acesso a diversos produtos, incluindo aplicativos de escritório. Sendo assim, é bom não esperar que esse tipo de ferramenta seja liberado de forma gratuita, mas já é um grande passo ampliar o acesso a demais planos.

O que é o Google Vids?

O Google Vids é uma ferramenta que transforma textos em vídeos completos. Seu grande diferencial é permitir que os usuários enviem documentos, gravações de áudio, vídeos e slides para fornecer informações para criação. A partir daí, a ferramenta analisa o material fornecido e gera um vídeo que sintetiza as informações de forma clara e visualmente atraente. Além disso, a ferramenta permite que você envie mídia, incluindo uma trilha sonora para fundo. Assim, quanto mais conteúdo é enviado, melhor será o resultado final do vídeo gerado.

A Google anunciou o Google Vids em abril deste ano como uma ferramenta para contar histórias no trabalho. A ferramenta seria um assistente de vídeo tudo em um, onde seus usuários fariam edição, escrita e produção. Algumas de suas utilidades seriam:

  • Facilitar o trabalho de equipes de atendimento ao cliente com vídeos de suporte e central de ajuda;
  • Compartilhamento de anúncios e atualizar informações dentro das empresas;
  • Equipes de aprendizagem fornecer vídeos de treinamento às suas equipes;
  • Criação de campanhas e divulgação de eventos pelas equipes de mrketing;
  • Criar resumo de reuniões e relatórios compartilhados e muito mais.

Avanços na Inteligência Artificial

O lançamento do Google Vids é um reflexo dos avanços significativos que a inteligência artificial vem promovendo nos últimos anos. Com ferramentas como o Gemini, o Google está não apenas facilitando tarefas cotidianas, mas também proporcionando uma nova forma de interação com informações.

Além disso, a capacidade da IA em resumir conteúdos complexos e transformá-los em formatos acessíveis é um passo importante para aumentar a produtividade e a eficiência em diversos setores. Da mesma forma, a capacidade de criação e análise de informações em larga escala e com rapidez, faz com que a IA esteja cada vez mais presente no dia a dia das empresas.

Agora é com você! Compartilhe esse post por aí e não deixe de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir.

Fonte: Google.