Extensão de integração com Spotify chega ao Gemini

Imagem mostrando uma pessoa vestindo um moletom roxo e fones de ouvido, levantando o braço direito em um gesto de comemoração. Sobreposta à imagem, há a combinação dos logotipos das marcas 'Gemini' e 'Spotify', sugerindo uma parceria ou colaboração entre as duas empresas. No canto inferior direito, há o logotipo do 'Panorama Tecnológico'. O fundo da imagem é amarelo. Imagem: ilustração Panorama Tecnológico / Canva.

O Gemini, a Inteligência Artificial do Google, está recebendo mais uma extensão para melhorar o seu funcionamento. De acordo com informações do 9to5Google, o aplicativo do Gemini para Android está recebendo a extensão de integração com o Spotify, ampliando a experiência musical dos usuários do Gemini. A extensão permitirá que os usuários do assistente de IA do Google controlem suas músicas, álbuns e playlists do Spotify diretamente através de comandos de voz ou texto. Além disso, o comando de voz facilitará o acesso à música de forma rápida e intuitiva na plataforma.

As extensões do Gemini permitem aumentar as funcionalidades da IA e sua integração com outras plataformas e serviços. Isso possibilita a ampliação de respostas e comandos mais personalizados, uma vez que o usuário poderá, por exemplo, pedir a IA para tocar uma sequência de músicas de sua playlist preferida.

O Gemini já conta com algumas extensões, atualmente todas elas para serviços do próprio Google. As extensões de terceiros estão começando a chegar em versões de testes do aplicativo.

Funcionalidades e limitações do Spotify com o Gemini

Antes de tudo, sua ativação é necessária. Uma vez configurada, a extensão irá permitir que os usuários solicitem ao assistente para tocar músicas específicas, álbuns ou playlists apenas usando comandos de voz. A partir daí, os usuários poderão:

  • Solicitar reprodução de um álbum específico;
  • Reproduzir uma música ou um artista preferido;
  • Tocar uma playlist personalizada informando seu nome;
  • Pedir para tocas músicas para determinada atividade, treino por exemplo;
  • Fazer pesquisas de músicas por nome de artistas;
  • Buscar músicas onde a letra diz […] – quem nunca desejou saber o nome de uma música, onde sabíamos somente um trecho da letra! rsrs;
  • Encontrar playlists de músicas por gênero, humor, atividade etc.
Imagem mostrando um tablet Samsung exibindo a tela de inscrição do Spotify. A tela oferece opções para se inscrever com o Facebook ou com um e-mail. Os campos necessários para a inscrição incluem E-mail, Escolher senha, Escolher nome de usuário, Data de nascimento e Gênero. A tela também possui um botão 'SIGN UP' na parte inferior. Adicionalmente, há um par de fones de ouvido pretos e parte de um teclado de laptop visíveis no fundo. Imagem: créditos AS Photography / Pexels.
Extensão do Spotify para Gemini permitirá usar comandos de voz para tocar músicas e muito mais. Imagem: créditos AS Photography / Pexels.

Atualmente o Gemini conta com extensão do YouTube Music, onde essas funcionalidades já existem. Mas a chegada da extensão do Spotify ampliará as possibilidades, principalmente para assinantes do serviço. Dito isso, é importante lembrar que o Spotify reproduz músicas específicas somente se o usuário tiver uma assinatura do Spotify Premium.

Como ativar extensões no Gemini

Para ativar extensões no Gemini é muito simples. Basta seguir os passos:

  1. Abra o aplicativo Gemini;
  2. Em seguida, toque na sua foto de perfil para acessar as configurações;
  3. Agora selecione “Extensões” e ative a opção desejada.

A extensão do Spotify está chegando para usuários do Gemini no Android e no idioma em inglês. A Google não deu previsão de quando chegará para o público em geral. Além disso, quando o Gemini estiver conectado a mais de um serviço de música, o usuário deverá especificar de qual serviço deseja que a IA busque os resultados. Caso contrário, o Gemini ativará o último serviço usado pelo usuário.

Agora é com você! Compartilhe esse conteúdo por aí e não deixe de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!

Fonte: 9to5Google