A Alexa+ (Plus) ganhou esta semana uma versão web semelhante ao ChatGPT, Google Gemini e outros chatbots de IA. A interface segue um padrão comum de possuir uma caixa de texto na parte central da página web para os usuários digitarem seus prompts.
De acordo com informações do portal The Verge, alguns usuários já estão tendo acesso a essa versão via navegador web. A versão da Alexa com inteligência artificial já estava disponível para esses mesmos usuários no aplicativo Alexa e em modelos compatíveis de dispositivos Echo. Mesmo que a Amazon tenha anunciado em fevereiro, o acesso ao site da Alexa com IA redirecionava os visitantes a uma página de informações sobre o produto. Esse redirecionamento ocorre atualmente para nós brasileiros porque a plataforma ainda não está disponível no Brasil. Confira acessando alexa.com.
Ainda de acordo com o The Verge, assim como ocorre em outras plataformas, há opção para fazer upload de arquivos e acesso a menus “Planejar, Aprender, Criar, Comprar e Encontrar”. Isso indica que a Amazon está seguindo as tendências implantadas em outros sistemas de IA concorrentes com a implementação de funcionalidades semelhantes.
Da mesma forma como ocorre em outros modelos, a versão web da Alexa com IA contém aviso informativo de que ela pode cometer erros.

Recursos da versão web incluem funcionalidades acessadas nos dispositivos Echo
Se você possui um dispositivo Alexa, já deve estar acostumado a utilizar funcionalidades de calendários, listas, lembretes e controle de dispositivos de casa inteligente. A boa notícia e que a versão web não conta somente com funções de conversação por texto ou voz, mas também alguns recursos que ativamos nos dispositivos Echo.
A versão web conta com uma barra de ferramentas à esquerda que dá acesso ao histórico de conversas, o que inclui os dispositivos Echo. Além disso, há controles para casa inteligente, calendário, listas, lembretes, tarefas e uma nova seção destinada a arquivos.
A chegada da versão web da Alexa com IA abre possiblidades para que possamos utilizar suas funcionalidades atrelada às atividades do dia a dia. Para quem passa boa parte do tempo em frente a um computador, criar listas, compromissos e utilizar outras funcionalidades em conjunto com dispositivos Echo me parece muito interessante.
Embora essas funcionalidades estejam presentes no aplicativo para smartphone, o acesso pelo navegador facilita pela possibilidade de utilizarmos uma tela maior. Com aplicativo da Alexa para PC alguns recursos já são possíveis, mas agora temos um ChatBot com IA para conversas mais naturais. A atual versão da Alexa sem IA responde somente a comandos pré-programados. Mesmo assim ela é a assistente que me acompanha no meu dia a dia.
E você, aguarda ansioso a chegada da Alexa com inteligência artificial? Comente em nossas redes sociais nos botões a seguir. Ate breve!
Fonte: The Verge.





