A Agência Nacional de Telecomunicações decidiu nesta quarta-feira 14/12/22 antecipar a liberação da faixa de 3,5GHz para utilização da rede de internet 5G em mais 15 municípios brasileiros. Esta decisão, segundo a Anatel, foi tomada pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).
Segundo comunicado, a partir de quinta-feira 15/12/22, as prestadoras de serviços que adquiriram lotes nesta faixa já poderão solicitar o licenciamento das estações do 5G nestes municípios.
Esta antecipação foi possível porque a Entidade Administradora da Faixa de 3,5GHz (EAF) iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta que são recebidas por meio de antenas parabólicas satelital para a banda Ku, concluindo as ações necessárias para desocupação da faixa.
Os municípios que tiveram liberação da nova rede foram:
- Ananindeua/PA
- Aparecida de Goiânia/GO
- Caxias do Sul/RS
- Diadema/SP
- Jaboatão dos Guararapes/PE
- Joinville/SC
- Londrina/PR
- Mesquita/RJ
- Nilópolis/RJ
- Olinda/PE
- Paulista/PE
- São Caetano do Sul/SP
- São Francisco do Sul/SC
- São João de Meriti/RJ
- São José/SC
Vale lembrar que com esta liberação não significa que as redes da internet 5G serão instaladas de forma imediata nestes locais visto que os compromissos de abrangência que estão previstos no edital começam a vencer em 2025. Antecipar a instalação das estações 5G depende do planejamento de cada prestadora.
Outro ponto importante é que para usufruir da rede 5G, os clientes deverão possuir dispositivos compatíveis e a lista de aparelhos disponíveis no mercado ainda é pequena.
Fonte: Anatel
Imagem de capa: Foto de Miguel Á. Padriñán
Gostou? Então compartilhe nas suas redes sociais