Uma atualização do Windows 11 está removendo acidentalmente o app do Copilot nos computadores de seus usuários. Isso significa que, após a atualização do sistema operacional, o aplicativo simplesmente desaparece mesmo que ele esteja fixado na barra de tarefas.
De acordo com relatos do Windows Latest, o problema está acontecendo mesmo em instalações do Windows 10. Há poucos dias, eu mesmo reparei que o aplicativo havia sumido da minha instalação do Windows 11. Inicialmente havia entendido que poderia ser mais uma mudança da Microsoft, já que logo em seguida, uma chamada para o aplicativo Copilot 365 havia instalado na lista do menu iniciar. Com certeza essa mesma sensação deve ter sido percebida por outros usuários.
A própria Microsoft já está ciente do problema e atualizou sua página de suporte. De acordo com o informado, trata-se de um bug na atualização KB5053598 para o Windows 11. Segundo informações do Windows Latest, o problema semelhante no Windows 10 está sendo ocasionado pela atualização KB5053606.
Contudo, o problema parece não afetar todos os usuários do sistema operacional. Aparentemente as versões do Windows 11 afetadas com esse problema são:
- Windows 11 24H2
- Windows 11 23H2 e 22H2.
- Windows 10 22H2/21H2.
Como reinstalar o app do Copilot
Mesmo que seu sistema tenha sido afetado pelo sumiço repentino do app do Copilot, sua reinstalação é muito simples. Para isso, basta visitar a loja oficial de aplicativos da Microsoft no seu Windows e procurar pelo aplicativo Copilot. Alternativamente você pode clicar aqui para ir direto para a página de aquisição.
Após realizar o download e instalação, basta entrar com sua conta Microsoft para obter uma experiência mais completa, como envio de arquivos ou criação de imagens. Você também poderá fixá-lo novamente na barra de tarefas, caso deseje.

Durante atualizações anteriores do Windows, a Microsoft simplesmente introduziu a instalação do aplicativo nas versões do sistema operacional. Isso acabou ocorrendo sem que o próprio usuário permitisse. Ironicamente uma atualização do próprio sistema operacional está causando a remoção do aplicativo, o que pode fazer com que vários usuários prefiram não fazer a reinstalação.
A instalação forçada do Copilot nas instâncias do Windows por meio de atualizações, é uma tentativa da Microsoft de expandir o uso do seu assistente com IA. Por outro lado, o bug da atualização que remove o Copilot pode ter frustrado um pouco os seus planos. Resta saber se atualizações futuras farão novamente essa instalação sem o consentimento dos usuários. E você pretende instalar novamente o app do Copilot?
Agora é com você! Compartilhe esse post por aí e não deixe de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!
Fonte: Windows Latest.