O Microsoft Bing, buscador da Microsoft e concorrente do Google, passou a utilizar a tecnologia do DALL-E 3 da OpenAI. Agora essa integração permite que os usuários utilizem a caixa de textos do chat para gerar imagens apenas com uma descrição textual em linguagem natural. Confira os detalhes e como utilizar o serviço neste post.
Imagine você descrever o que deseja visualizar na tela do seu computador e em poucos segundos a sua descrição virar uma imagem. Isso é o que a tecnologia de Inteligência Artificial tem nos proporcionado nos últimos tempos. Apesar de várias plataformas existentes atualmente, cada uma com suas características, agora o Microsoft Bing possui esse recurso nativo. O serviço da gigante de Redmond utiliza a tecnologia DALL-E 3 da OpenAI, a empresa por trás da tecnologia do ChatGPT. Diga-se de passagem, a OpenAI se tornou bastante conhecida quando lançou sua primeira versão do DALL-E em 2021. Em 2022, ainda como software de pesquisa e restrito a um grupo de usuários pré-selecionados, a empresa anunciou o o DALL-E 2.
No mês passado (setembro/2023) a OpenAI anunciou o DALL-E 3, sua nova versão de Inteligência Artificial para criação de imagens. Essa nova versão traz um maior aprimoramento para criação de imagens de maior qualidade. Essa nova versão foi integrada ao ChatGPT nesta última quinta-feira (19), mas somente para usuários do plano Plus e Enterprise. Conforme informado pela empresa, o ChatGPT agora pode criar imagens a partir de uma simples conversa.
Agora podemos criar imagens usando DALL-E 3 de graça no Bing
Com o lançamento do DALL-E 3 e a integração do Bing com o ChatGPT 4, a Microsoft disponibilizou recentemente a criação de imagens diretamente no Bing Chat com o uso da tecnologia da OpenAI. Com esse recurso você pode criar imagens utilizando a tecnologia da OpenAI diretamente da plataforma de bate-papo do Bing. Para utilizar o recurso, basta acessar o endereço bing.com e na página principal clicar no menu “Bate-papo” no menu superior.
Do mesmo modo a tecnologia pode ser utilizada na ferramenta Image Creator do Bing, que pode ser acessada em bing.com/create. Em ambos os serviços, é necessário estar logado com uma conta Microsoft, aquela utilizada para envio de e-mails.
Polêmica envolvendo criação de imagens utilizando Inteligência Artificial
Desde o surgimento desse tipo de ferramenta, uma preocupação com direitos autorais ronda o meio artístico. Vários veículos de comunicação noticiaram processos envolvendo artistas e suas obras. Em janeiro deste ano, alguns artistas processaram algumas empresas por violação de direitos autorais alegando que estas estariam utilizando suas obras sem o consentimento no treinamento dessas ferramentas.
Para quem ainda não sabe, a Inteligência Artificial precisa de treinamento para realizar alguma tarefa. O aprendizado dessa tecnologia se assemelha ao aprendizado humano. Do mesmo modo, a tecnologia por trás de ferramentas de geração de imagens são treinadas com o vasto conteúdo que está presente na internet. No entanto artistas estão alegando a utilização de trabalhos protegidos por direitos autorais para esses treinamentos.
Sem sombra de dúvidas a tecnologia de geração de imagens é um divisor de águas que abre novas possibilidades para a expressão artística e entretenimento. Ela permite que qualquer pessoa crie imagens incríveis a partir de simples palavras ou ideias, sem necessidade de habilidades técnicas ou ferramentas específicas. No entanto, as questões éticas e legais relacionados aos direitos autorais é algo desafiador. O mesmo vale para criação de conteúdos falsos e tendenciosos, quando não utilizado com consciência. Mesmo assim, ela se mostra algo promissor e transformador na vida das pessoas.
Fonte: Microsoft, OpenAI, G1. Imagem de capa: Bing Image Creator.
Leia também: Conheça LuzIA, a Inteligência Artificial na suas mãos.
Siga nossas redes sociais!