Bluesky: conheça a rede social que pode substituir o X/Twitter

A imagem mostra uma ilustração de 4 telas de smartphones mostrando recortes de tela do aplicativo Bluesky. Imagem: ilustração Panorama Tecnológico.

Com a suspensão da rede social X/Twitter no Brasil, muitos usuários têm procurado outras alternativas. E uma delas, é a rede social Bluesky, que tem registrado um número crescente de usuários desde então. Nesta postagem, vamos conhecer um pouco mais sobre essa nova plataforma que é uma alternativa ao ainda famoso “Twitter”.

Mas antes, saiba que o Bluesky curiosamente foi criada por Jack Dorsey, cofundador e ex CEO do antigo Twitter.

O que é o Bluesky?

O Bluesky, também conhecida pela abreviação “bsky” é uma rede social que tem a mesma proposta do antigo Twitter. Trata-se de uma plataforma de microblogging com os mesmos aspectos da rede social do passarinho azul. Entenda que estamos utilizando o termo “antigo Twitter” porque, desde que foi comprada pelo bilionário Elon Musk, o Twitter se transformou em X e passou por algumas modificações. Mesmo assim, muitos usuários ainda carregam o nome Twitter para se referenciar a plataforma.

A plataforma foi lançada em 2022 e conta com uma arquitetura de código aberto e estrutura descentralizada. Ela surgiu com objetivo de dar aos usuários mais controle sobre seus dados, adotando o Protocolo AT, uma rede aberta para construção de aplicativos sociais.

A plataforma BlueSky funciona de forma semelhante ao X/Twitter. Nela os usuários poderão postar conteúdos em texto e fotos que são exibidos no feed. Recentemente a empresa por trás de seu desenvolvimento liberou a possibilidade de postar vídeos com até 60 segundos de duração. Com essa novidade, seus usuários poderão colocar 1 vídeo em cada postagem e deixar o feed mais dinâmico. De acordo com a publicação, os formatos de vídeo suportados são .mp4, .mpeg, .webm e .mov. Além disso, os vídeos são reproduzidos de forma automática por padrão, com a possibilidade de desativar a reprodução automática nas configurações.

Imagem de smartphone mostrando feed da rede social Bluesky (bsky) com vídeos. Imagem: Bluesky divulgação.
Bluesky agora suporta vídeos de até 60 segundos. Imagem: Bluesky divulgação

Como criar uma conta no Bluesky

Antes de tudo, saiba que não é necessário ter convite para criar uma conta no Bluesky. Sendo assim, podemos criar conta na plataforma de duas formas, tanto pelo aplicativo para smartphone quanto pelo computador utilizando um navegador. O processo de criação de conta é bem simples, bastando realizar o passo a passo dos tópicos seguintes.

Criar conta Bluesky pelo app

Primeiramente, você deve baixar o aplicativo do Bluesky disponível para iPhone(iOS) ou Android. Clique nos links para ir diretamente para a loja do seu smartphone ou procure pelo nome Bluesky. Em seguida:

  1. Com o aplicativo aberto, toque na opção ‘Criar conta‘;
  2. Agora informe seu e-mail, uma senha segura, sua data de nascimento e clique em “Next” ou “Próximo” se estiver alterado o idioma;
  3. Logo em seguida, você deve informar o seu nome de usuário. Escolha o nome de sua preferência e clique novamente em “Next” ou “Próximo“;
  4. Neste passo você deve completar o captcha para concluir a operação;
  5. Agora é o momento de escolher sua foto de perfil. Toque no ícone do ‘lápis‘para enviar sua foto. Se desejar, poderá escolher a opção ‘Criar um avatar‘ ao invés de colocar uma foto. Depois da escolha, toque em ‘Continuar‘;
  6. Em seguida, você deverá escolher os assuntos de seu interesse para personalizar sua experiência na plataforma. Em seguida, toque em ‘Continuar‘:
  7. Neste último passo, você deve tocar em ‘Vamos lá‘ para concluir a operação e criar sua conta.
A imagem mostra três telas de smartphones com recortes de tela do aplicativo Bluesky. Um deles mostra o fundo azul com o logotipo, a outra mostra a página inicial de criação de conta e a terceira mostra o perfil do blog Panorama Tecnológico na plataforma. Imagem: ilustração Panorama Tecnológico.
Criação de conta no app Bluesky. Imagem: ilustração Panorama Tecnológico.

Criar conta Bluesky pelo computador

Para criar uma conta na plataforma utilizando o navegador do computador, siga os passos abaixo:

  1. Acesse https://bsky.app/ pelo seu navegador preferido. A página já exibirá o feed com as últimas postagens;
  2. Agora clique no botão azul “Sign up” para acessar a página de criação de conta. Se preferir, altere o idioma na opção logo abaixo;
  3. Logo em seguida, na tela de criação de conta, informe seu e-mail, uma senha, sua data de nascimento e clique em “Next” ou “Próximo” se estiver alterado o idioma;
  4. Na tela seguinte você deve informar o seu nome de usuário, ou handle. Escolha o nome de sua preferência e clique novamente em “Next” ou “Próximo“;
  5. Logo depois de escolher seu nome de usuário, complete o captcha para concluir a operação;
  6. Em seguida, você deverá escolher os assuntos de seu interesse. Isso deixará sua experiência na plataforma mais personalizada.

Logo depois de criar sua conta, você poderá fazer ajustes de personalização, como escolher a foto e capa do seu perfil.

Página de criação de conta na rede social Bluesky acessada via web. Imagem: reprodução.
Página de criação de conta no Bluesky. Imagem: reprodução.

Pronto! Você acabou de criar uma conta na rede social Bluesky. Observe que seu nome de usuário é formado pelo nome + domínio padrão, algo como nome.bsky.social. Todos os usuários da plataforma são identificados por um domínio. Ao criar uma nova conta, a plataforma adota o domínio padrão “bsky.social“, mas isso pode ser alterado. E isso é o que veremos no tópico a seguir.

Como utilizar um domínio próprio como conta no Bluesky

A rede social Bluesky adota um domínio para identificar seus usuários. Ao criar uma conta na plataforma, ela utilizará o domínio padrão “bsky.social” após seu nome de usuário. No entanto, você pode utilizar um domínio que seja de sua propriedade. Por exemplo: a conta oficial do Panorama Tecnológico é @panoramatecnologico.com.br. Ao acessar a plataforma e buscar por este nome de utilizador, você se deparará com nosso perfil. Aproveite para nos seguir!😊

A imagem mostra um print do perfil do blog Panorama Tecnológico na rede social Bluesky. Imagem: reprodução.
Perfil do Panorama Tecnológico no Bluesky. Imagem: reprodução.

Para utilizar seu domínio como identificador de sua conta no Bluesky, siga os passos abaixo. Mas antes, saiba que você deve ter acesso administrativo ao painel de DNS onde seu domínio foi registrado. Agora vamos ao procedimento:

  1. Acesse sua conta no Bluesky e clique em ‘Configurações‘;
  2. Logo em seguida, role para baixo e procure pela opção ‘Alterar usuário‘ no grupo ‘Avançado’;
  3. Agora clique sobre ela e uma janela aparecerá no centro da tela. Clique na opção ‘Eu tenho meu próprio domínio‘;
  4. Na janela que apareceu, digite o domínio completo na primeira caixa de texto. Observe que a opção ‘Painel DNS’ já vem marcada por padrão, indicando que você irá utilizar esta opção para provar a propriedade do seu domínio;
  5. Em seguida, anote as informações de em destaque para serem inseridas no registro de DNS, mas não feche a tela ainda;
  6. Logo depois de anotadas, acesse o painel de DNS do seu domínio e crie uma entrada de DNS com as informações fornecidas (host, tipo, e conteúdo);
  7. Uma vez criada a entrada no DNS do seu domínio, volte ao Bluesky e clique na opção ‘Verificar registro DNS’.
A imagem mostra a página de configurações de domínio próprio na rede social Bluesky. Imagem: reprodução.
Configurando domínio próprio no Bluesky. Imagem: reprodução.

Pronto! Se tudo foi feito conforme essas orientações, o Bluesky irá verificar a propriedade do domínio informado e sua conta é atualizada instantaneamente.

O que é o erro handle too long ao criar conta no Bluesky

Ao tentar criar uma conta no Bluesky você pode se deparar com o erro “handle too long“. Em uma pesquisa rápida na internet, foi possível descobrir vários relatos de pessoas passando pelo mesmo problema, porém a solução não estava muito clara para muita gente.

O erro “handle too long” no Bluesky é ocasionado pelo tamanho do nome do utilizador que está sendo fornecido ao tentar criar uma conta. Observe que durante a digitação do nome do utilizador, a plataforma verifica se o nome digitado contém apenas letras, números e hífens. Além disso, ela informa que deve ter pelo menos 3 caracteres, mas não informa o número máximo, como vemos na imagem a seguir:

A imagem mostra a tela de criação de conta no Bluesky com a verificação de nome de utilizador. Imagem: reprodução
Verificação do nome de utilizador no Bluesky. Imagem: reprodução.

Até o momento da publicação desta postagem, não foi possível localizar essa informação no FAQ da página do Bluesky. No entanto, foi possível criar uma conta com 15 caracteres.

Como utilizar o Bluesky

Utilizar a rede social Bluesky é muito simples. Se você já utilizou o X/Twitter ou o Threads, saberá utilizar o Bluesky sem dificuldades. Você pode percorrer o feed de publicações e reagir nas postagens dos outros usuários clicando no ícone de coração. Você também pode responder uma publicação clicando no ícone de conversa. Além disso, você pode repostar ou citar uma postagem apenas clicando no ícone de duas setas.

Você ainda pode querer seguir algum contato que pesquisar na barra de buscas ou seguir alguém que apareceu no feed de publicações. Para isso, visite o perfil pretendido e clique no botão ‘Seguir‘. Por exemplo, você pode seguir o perfil do Panorama Tecnológico digitando o nome na barra de buscas ou digitar o nome @panoramatecnologico.com.br. Logo depois de localizar o perfil, basta clicar no botão “Seguir“.

Por fim, para fazer as suas próprias postagens, primeiro toque no botão “Postar“. Logo em seguida, abrirá uma janela para que você digite um texto de no máximo 300 caracteres. Além disso, você pode anexar uma imagem, vídeo, gif ou emoji.

A imagem mostra um banner de comemoração informando que o blog Panorama Tecnológico está entre os primeiros 10 milhões de usuários do Bluesky. Imagem: reprodução.
Estamos entre os primeiros 10 milhões de usuários do Bluesky. Imagem: reprodução.

Certamente utilizar a rede social Bluesky é algo bem familiar nos dias atuais. Quem utiliza ou já utilizou o X/Twitter ou o Threads, não terá dificuldades. A rede social veio para ficar e parece estar conquistando o gosto dos usuários, principalmente os brasileiros, já que ela comemorou recentemente o número de 10 milhões de usuários.

Agora é com você! Compartilhe esse conteúdo por aí e não deixe de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Inclusive o Bluesky que chegamos recentemente. Até breve!

Fonte: Bluesky.