O ChatGPT acabou de receber a capacidade de pesquisar na web com maior eficiência. Isso é o que anunciou a OpenAI, a empresa por trás do seu desenvolvimento e manutenção. A novidade torna o ChatGPT um buscador web para concorrer com o Google e Bing, mas com o poder da inteligência artificial.
De acordo com o anúncio, o ChatGPT agora está equipado com um mecanismo de busca na web altamente aprimorado e projetado para fornecer respostas rápidas e mais precisas. Isso quer dizer que agora ele busca informações em tempo real. Além disso, ele fornecerá respostas com links para fontes relevantes, informou a OpenAI.
Como funciona a pesquisa no ChatGPT
A pesquisa no ChatGPT (GPT Search) combina a naturalidade da linguagem com a utilidade de informações atualizadas, como notícias, cotações de ações e muito mais. Dessa forma, ao interagir com o ChatGPT, os usuários obtém respostas detalhadas e contextualizadas com informações da web. O próprio ChatGPT decide automaticamente quando é necessário realizar uma pesquisa na web com base na pergunta do usuário ou poderá optar por pesquisar manualmente clicando no ícone de pesquisa.
Com esta nova função de pesquisa do ChatGPT, os usuários fazem perguntas de maneira natural e o ChatGPT fornece respostas com base nas informações mais recentes da web, considerando todo o contexto da conversa. A OpenAI informou que o modelo de busca é uma versão ajustada do GPT-4, com novas técnicas de geração de dados. Além disso, a pesquisa aproveita provedores de busca de terceiros e conteúdo de parceiros para fornecer as informações necessárias.
A empresa também firmou parcerias com provedores de notícias e dados para fornecer informações atualizadas e designs visuais novos para categorias como clima, ações, esportes, notícias e mapas. As respostas no ChatGPT incluem links para as fontes, como artigos de notícias e postagens de blog, além de um botão para abrir uma barra lateral com as referências.
Quando estará disponível a pesquisa do ChatGPT?
De acordo com o anúncio, essa nova funcionalidade já está disponível para usuários do ChatGPT Plus e Team, bem como os usuários da lista de espera do SearchGPT. Para usuários Enterprise e Edu, o acesso será liberado nas próximas semanas.
Já para os demais usuários de acesso gratuito, a nova funcionalidade será disponibilizada nos próximos meses, informou a OpenAI. Além disso, a nova funcionalidade está disponível na versão web em chatgpt.com e nos aplicativos para desktop e dispositivos móveis.
Com o ChatGPT funcionando como um buscador web, obter informações atualizadas ficou mais fácil durante as conversas. Para quem não é usuário dos planos pagos, a disponibilização será nos próximos meses, embora a empresa não tenha fornecido detalhes mais precisos de quando fará essa liberação.
Agora é com você! Compartilhe esse post por aí e não deixe de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!
Fonte: OpenAI.