A OpenAI anunciou na última semana novos recursos para análise de dados utilizando o ChatGPT. De acordo com o anúncio, a empresa disponibilizou a integração de arquivos do Google Drive e do Microsoft OneDrive com o ChatGPT. O objetivo é facilitar a interação com gráficos e tabelas geradas de arquivos diretamente dessas plataformas de armazenamento em nuvem.
A empresa liberou o recurso logo depois de anunciar o lançamento do novo ChatGPT-4o na segunda-feira (13), onde agora é possível integrar esses arquivos com apenas alguns cliques. No entanto, as novidades serão liberadas nas próximas semanas para usuários do ChatGPT Plus, Team e Enterprise, afirma a empresa em sua publicação. Sendo assim, somente usuários assinantes destes serviços terão acesso às novas formas de upload de arquivos.
Além da integração com os serviços em nuvem da Google e Microsoft, a OpenAI lançou melhorias e atualizações nas formas de interação e visualização de tabelas e gráficos. Além disso, é possível personalizar e baixar esses gráficos, demonstra a empresa.
ChatGPT e arquivos do Google Drive e OneDrive
A OpenAI tem lançado diversas melhorias e mudanças na sua ferramenta de chatbot com IA. Desde o lançamento do ChatGPT em novembro de 2022, o sistema ganhou inúmeros recursos e aumento de sua capacidade. Uma delas é a possibilidade de realizar análise de dados utilizando linguagem natural para solicitar respostas e concluir tarefas. Ao anexar arquivos de dados no ChatGPT, o modelo de IA consegue analisar esses dados através de códigos Python, afirma a empresa.
Além disso, a empresa informa que ele pode lidar com várias tarefas de análise de dados. Dentre elas, o ChatGPT pode limpar grandes conjuntos dados, tarefas de mesclagem, criação de tabelas e gráficos e ainda descobrir insights (descoberta ou compreensão profunda derivada da interpretação e exploração de dados). A empresa ainda afirma que esses recursos facilitam essas tarefas para quem é iniciante, além de poupar tempo de especialistas em tarefas rotineiras de limpeza de dados.
Como utilizar arquivos do Google Drive e OneDrive no ChatGPT
Antes de tudo, saiba que para utilizar esses recursos, precisamos ser assinantes do ChatGPT Plus, Team e/ou Enterprise. Dito isso, basta abrir a interface principal do chatbot e clicar no ícone utilizado para anexar arquivos. Logo depois de clicar no ícone, aparecerá um menu com as opções de fazer o upload de arquivos local e dessas plataformas. Para que o recurso funcione, é necessário permitir o acesso do ChatGPT nas suas contas do Google Drive e/ou OneDrive.
Em sua publicação, a empresa reafirma seu compromisso com a segurança e privacidade nos recursos do ChatGPT. Além disso ela afirma que não realiza treinamentos do seu modelo com dados de clientes ChatGPT Team e Enterprise. Por outro lado, os usuários do ChatGPT Plus podem revogar essas permissões por meio do controle de dados.
As recentes melhorias trazem a possibilidade de interagir com tabelas e gráficos de forma interativa, além de permitir visualização em tela inteira para acompanhamento de atualizações durante a análise. A disponibilização de outras melhoras, como combinar planilhas e ajuste de cores em gráficos de barras, pizzas e outros, facilitará bastante a preparação de exibição dessas informações para quem realiza tarefa de análise de dados. Se chegamos a esse ponto, imagina o que ainda virá pela frente!
Agora que você já sabe desses novos recursos do ChatGPT, compartilhe com seus amigos para eles descobrirem também. Ah, não se esqueça de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!
Fonte: OpenAI.