O ChatGPT foi banido na Itália por não respeitar a legislação de privacidade. Pelo menos é o que está sendo divulgado por autoridades locais.
Primeiramente, o ChaGPT é o sistema de chatbot mais famoso de todos os tempos e que foi lançado em novembro de 2022. Milhões de pessoas utilizam esse sistema e todo o mundo. Confira mais sobre e aqui.
O banimento ocorreu nesta sexta-feira (31) por ordem da Agência de Proteção de Dados do país da Europa que determinou a ação imediata do bloqueio.
No ocorrido a OpenAI, empresa desenvolvedora do sistema, está sendo acusada de recolhimento ilegal de informações pessoais de seus usuários.
Incidente com vazamento de dados
No dia 20 de março houve um incidente de vazamento de dados relativa a conversas e informações relacionadas a dados de pagamentos dos assinantes. Isso acabou desencadeando uma investigação que apurou irregularidades com fundamentos legais n GDPR, a lei de proteção de dados atualmente em vigência na Europa.
Segundo o órgão garantidor da privacidade, foi constatada falta de informação aos usuários sobre o recolhimento e tratamento desses dados, principalmente ausência de fundamento legal que justificasse a coleta. Isso acabou fazendo com que o ChatGPT fosse banido na Itália.
A empresa ainda está sendo acusada de não manter um sistema de verificação de idades dos usuário, já que suas políticas de uso limitam a idade mínima de 13 anos.
Por fim a empresa tem um prazo de 20 dias para comunicar aos órgãos responsáveis as medidas tomadas para o cumprimento das exigências. O não atendimento das exigências poderá render uma multa de 20 milhões de euros ou até 4% de seu faturamento global anual.
Fonte: https://www.garanteprivacy.it/, https://www.bbc.com/