Como instalar e utilizar o Google Drive no seu computador

Notebook em cima de uma mesa de madeira mostrando a página inicial do Google. Ao fundo um jardim

Ter uma solução de armazenamento em nuvem é essencial nos dias de hoje, principalmente para quem trabalha com tecnologia e precisa compartilhar arquivos com frequência. E uma das melhores opções disponíveis no mercado é o Google Drive, um drive virtual que permite salvar arquivos na nuvem e acessá-los de qualquer lugar com internet.

Nesse sentido, neste post você aprenderá como instalar e utilizá-lo em seu computador, além de conhecer as vantagens de se ter um drive virtual para salvar seus arquivos.

Como instalar o Google Drive no seu computador

Antes de mais nada saiba que todo o processo de instalação e utilização é bem simples. Basta que você siga as orientações a seguir para deixar tudo funcionando no seu computador.

Primeiro passo: acesse o site do Google Drive e faça login com sua conta do Google. Caso não tenha uma conta, é possível criar uma gratuitamente.

Segundo passo: após fazer login, clique no botão “Fazer o download do Drive”.

Terceiro passo: aguarde o download do arquivo de instalação e em seguida execute-o em seu computador.

Quarto passo: finalmente basta seguir as instruções na tela para concluir a instalação.

Como utilizar o Google Drive no seu computador

Anteriormente seguimos os passos para instalação do aplicativo no seu computador. Agora basta seguir os seguintes passos para aproveitar suas vantagens:

Primeiro passo: após a instalação, o aplicativo criará uma pasta em seu computador. É possível acessá-la a partir do Explorador de Arquivos ou do Finder se o seu computador for um Mac.

Segundo passo: arraste os arquivos que deseja salvar na nuvem para a pasta do Google Drive em seu computador.

Terceiro passo: aguarde a sincronização dos arquivos e pronto. Logo depois eles estarão disponíveis em sua conta do Google Drive, e poderão ser acessados de qualquer lugar com internet, inclusive com um smartphone.

Vantagens de ter um drive virtual para salvar seus arquivos

Abaixo você encontra algumas das principais vantagens de se utilizar um drive virtual para salvar os seus arquivos:

  1. Segurança: o Google Drive é uma solução segura para salvar seus arquivos. Com criptografia de ponta a ponta, seus arquivos estão protegidos de hackers e outros invasores;
  2. Acesso remoto: Com ele, você pode acessar seus arquivos de qualquer lugar com internet. Basta fazer login em sua conta para visualizar e editar seus arquivos;
  3. Compartilhamento de arquivos: é possível compartilhar arquivos do Google Drive com outras pessoas, permitindo que elas visualizem ou editem os arquivos. Isso facilita a colaboração em projetos de trabalho ou acadêmicos;
  4. Economia de espaço: você não precisa armazenar seus arquivos em seu próprio computador. Isso economiza espaço em disco e permite que você tenha mais espaço para outras coisas.

Conclusão:

O Google Drive é uma solução de armazenamento em nuvem segura e eficiente, que permite salvar e acessar arquivos de qualquer lugar com internet. Ao seguir os passos acima, você poderá instalar e utilizar em seu computador, além de conhecer as vantagens de ter um drive virtual para salvar seus arquivos. Não perca tempo, experimente agora e aproveite seus benefícios!

Vale lembrar que o Google Drive conta com um espaço de 15GB para o nível de conta gratuita. No entanto é possível adquirir mais espaço de armazenamento através de uma assinatura que poderá ser mensal ou anual.

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Crédito imagem de capa: Pixabay – ijeab