A Google está trazendo novos recursos para o Android e um deles promete facilitar a vida de quem quer compartilhar arquivos entre dispositivos. A partir de agora, será possível utilizar a ferramenta Quick Share para compartilhar arquivos utilizando QR Code de forma simples e rápida.
De acordo com o anúncio feito pela Google na última quinta-feira (5), os usuários poderão gerar QR Code como uma opção de compartilhamento. Dessa forma, terão facilidade em compartilhar fotos, vídeos e documentos entre dispositivos de maneira simples e rápida. Isso porque segundo a Google, não será necessário adicionar as outras pessoas na sua lista de contatos, verificar dispositivos ou mesmo ajustar configurações.
A novidade é mais um recurso relevante para o sistema operacional dos smartphones e deve chegar para todos nas próximas semanas. Será mais uma forma de compartilhar arquivos, mas de uma maneira mais direta.
Logo depois de receber a atualização, para compartilhar arquivos usando o QR Code, basta seguir os passos:
- Primeiro abra ou selecione o arquivo que deseja e toque em Compartilhar;
- Em seguida, escolha o app Quick Share como meio de compartilhamento;
- Com a janela do Quick Share aberta, toque no botão de QR Code para gerar o código;
- Agora, basta pedir para a outra pessoa escanear o QR Code gerado.
Além de Compartilhar arquivos por QR Code, outras novidades estão chegando
A Google aproveitou o momento para anunciar também outras novidades e melhorias que estão desembarcando no sistema. Dentre elas, um novo pacote de figurinhas com tema de pizza para fazer combinações com emojis usando o Emoji Kitchen no teclado Gboard.
Além disso, o Google Drive recebeu melhorias significativas ao digitalizar documentos, resultando em melhor contraste e o balanço de branco, com remoção de sombras e desfoques sem necessidade de edição manual. Assim, os usuários só terão que tirar a foto do documento desejado e salvar o arquivo já com as melhorias aplicadas.
Outras novidades também estão chegando aos recursos de acessibilidade. Com a ajuda da IA, a Google está adicionando as Legendas Expressivas nas mídias exibidas nos telefones. O recurso terá a capacidade de capturar a intensidade e a emoção do que está sendo exibido de forma automática para expressar nas legendas. De sussurros a aplausos e vivas, as legendas mostrará a intensidade e emoção de quem está falando, seja em apps de streaming ou mensagens sociais e de vídeo.
A novidade que chega primeiro para usuários em inglês dos Estados Unidos já pode ser utilizada nos dispositivos com suporte para o recurso de legendas instantâneas.
Modelos Gemini para descrever imagens em voz alta
Uma das coisas mais sensacionais dos modelos de IA generativa é a possibilidade de criar recursos para ajudar na inclusão social de pessoas com deficiência. Agora, o aplicativo Lookout usará o Gemini 1.5 Pro não só para fornecer descrições de imagens mais ricas, como também a leitura em voz alta e com voz natural. Ele foi projetado para pessoas cegas e de baixa visão, promovendo compreensão mais profunda da imagem.
Além da descrição mais rica e da leitura em voz alta, os usuários poderão fazer perguntas complementares de acompanhamento.
Por fim, o Gemini tem ganhado recursos adicionais com suas extensões, como a extensão do Spotify. Será possível enviar mensagens ou realizar ligações para contatos, definir alarmes e ajustar configurações do dispositivo e câmera. As extensões do Gemini são controladas dentro do app ao tocar na foto de perfil para acessar as configurações. Esses recursos estão chegando de forma gradativa.
Agora é com você! Compartilhe esse conteúdo por aí e não deixe de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!
Fonte. Google. Imagem de capa: BM Amaro / Pexels.