O Solid State Drive, do inglês unidade de estado sólido, é um componente de hardware para computador fabricado com o objetivo de substituir os antigos discos rígidos (hard disk) como uma unidade de armazenamento de dados. Ao contrário dos discos rígidos, o SSD não possui partes mecânicas e sua velocidade de leitura e escrita das informações é o que o torna um componente de alta performance. Graças a essa característica, após substituir o HD por um SSD, o computador ficará mais ágil para abrir e executar programas, além de uma melhoria significativa da velocidade ao ligar/desligar o dispositivo.
Dotado somente de uma placa com componentes eletrônicos e chips de memória, conhecidos como memória flash, o SSD é leve e rápido. Os antigos HD´s possuem um disco e uma cabeça de leitura magnética. O movimento constante destas partes causa aquecimento dos componentes, sendo um fator para falhas e perda de dados, além de influenciar na sua durabilidade e ter sua limitação de leitura e escrita bem restritos.
Uma das vantagens do SSD é não possuir partes móveis, fazendo com que as temperaturas de funcionamento fiquem sempre baixas. Outra vantagem é que ele lida bem com quedas e movimentos bruscos, principalmente para quem carrega um notebook de um lado para o outro evitando danos e perda de informações.
Os SSD´s chegam a ser 10 vezes mais rápidos do que o HD tradicional, podendo atingir velocidades de leitura e gravação de até 500MB/s e 450MB/s respectivamente. Por não possuir partes móveis, as fabricantes garantem que os SSD´s são mais confiáveis do que um disco rígido tradicional, além do aumente de sua durabilidade.
Atualmente você encontra SSD´s com capacidades de armazenamento de 120GB, 240GB, 480GB, 960GB. Seu preço atualmente está bem atrativo, pois houve uma queda significativa do preço por gigabyte de armazenamento nos últimos anos. Os preços variam conforme as marcas disponíveis no varejo e sua capacidade de armazenamento.
Vale a pena instalar o SSD?
Desde o lançamento do Microsoft Windows 10 uma enxurrada de reclamações tomou conta da internet. O Windows 10 fez com que os antigos e mais utilizados HD´s se tornassem um gargalo no desempenho dos computadores com o aparecimento do famoso HD 100% de uso que é mostrado no painel Gerenciador de Tarefas, fazendo com que muitos computadores apresentem extrema lentidão durante a execução das tarefas.
Em paralelo ao SSD existe também a tecnologia de armazenamento em unidade de estado sólido mais rápido. Trata-se do NVM-e (Non-Volatile Memory Express), um novo dispositivo e protocolo para armazenamento de informações em estado sólido. Ao contrário do SSD, o NVM-e necessita de um slot especial que não está disponível na maioria dos computadores, enquanto o SSD é instalado no mesmo slot dos HD´s, o padrão SATA (Serial Advanced Technology Attachment). Naturalmente os SSD’s com NVM-e irão substituir os SSD’s SATA, sendo adotado como o novo padrão de mercado.
Se você tem um computador com disco rígido e a placa mãe não dispõe do slot para o NVM-e, vale a pena efetuar a troca do disco por um SSD. O ganho de performance é gritante e chega a passar uma sensação de ter trocado por outro computador.
Vale ressaltar que a instalação deve ser feita por uma pessoa que já tenha conhecimento e prática em manutenção de computadores, preferencialmente um técnico.
Continue navegando para mais dicas e tutoriais.
Gostou? Então compartilhe nas suas redes sociais.