Cerca de 40 funcionários da rede social X (antigo Twitter) foram surpreendidos na manha deste sábado (17) com o encerramento das operações no país. A reunião de emergência ocorrida nesta manhã, pegou todos de surpresa com a decisão que acarretou em suas demissões.
De acordo com o comunicado da própria empresa, os motivos que levaram a essa decisão, giram em torno da polêmica envolvendo as decisões judiciais vindas do Supremo Tribunal Federal. Dentre essas exigências, estão a remoção de perfis e postagens, além de entrega de informações sobre os donos desses perfis sob acusação de incitação a crimes.
A rede social tem um perfil dedicado a relações governamentais. Nele, a empresa confirmou o fim da operação e ainda fez críticas ao ministro do STF Alexandre de Moraes, acusando-o de “censura”. Segundo o comunicado, o ministro estaria ameaçando de prisão o representante legal da empresa pelo descumprimento de “suas ordens de censura”.
“Ontem à noite, Alexandre de Moraes ameaçou nosso representante legal no Brasil com prisão se não cumpríssemos suas ordens de censura. Ele fez isso em uma ordem secreta, que compartilhamos aqui para expor suas ações”, publicou a empresa.
A empresa também publicou imagens de uma petição de número 12.404 em que o ministro é o relator deste documento. O documento se refere a uma instauração de “inquérito policial para apurar possíveis práticas de crimes de obstrução de investigação de organização criminosa” e pede que a empresa bloqueie perfis/contas dos indicados. Mas, ao que parece, a empresa não atendeu a determinação, mesmo com aplicação de uma multa de 50 mil reais.
Divergências entre Elon Musk e Alexandre de Moraes
As divergências entre Elon Musk e Alexandre de Moraes se arrastam há alguns meses. O bilionário já havia entrado em um confronto público com o ministro em abril deste ano, onde ele publicou alguns questionamentos que não agradaram em nada o ministro. Tudo girou em torno da determinação do bloqueio de contas e perfis da rede X (antigo Twitter) envolvidas no inquéritos das fake news e das milícias digitais. No entanto, isso acabou culminando em uma investigação da conduta de Elon Musk, além de incluí-lo entre os investigados no inquérito.
Elon Musk já expressou várias vezes discordar das exigências de Moraes, alegando censura e ilegalidade em suas decisões. Além disso, ele acusa o ministro de ser antidemocrático.
“Suas ações são incompatíveis com um governo democrático. O povo brasileiro tem uma escolha a fazer – democracia ou Alexandre de Moraes.”
As tensões vinham crescendo entre eles em decorrência do descumprimento das determinações judiciais do ministro. Da mesma forma, entre as alfinetadas e ofensivas públicas feitas a Alexandre de Moraes, Elon Musk já havia ameaçado fechar a rede social no país.
Ainda será possível acessar a rede social X/Twitter no Brasil?
Essa é uma pergunta que só com o tempo para sabermos a resposta. Embora Elon Musk tenha decidido encerrar as operações da empresa no país, a plataforma ainda pode ser acessada pelos brasileiros. Entretanto, diante das tensões e das decisões judiciais que não foram cumpridas, esse cenário pode mudar com o bloqueio total desse acesso.
Por fim, ao encerrar as operações da empresa no Brasil, o bilionário dono da rede social X/Twitter, demonstrou ser irredutível com as exigências do ministro. O encerramento seria o ponto mais crítico desse “duelo”, e ele acabou acontecendo.
Agora é com você! Compartilhe esse conteúdo por aí e não deixe de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!