A Microsoft vem implementando gradualmente novos recursos nas ferramentas do seu sistema operacional Windows. Dessa vez, os aplicativos Ferramenta de Captura e Bloco de Notas estão recebendo novos recursos que prometem facilitar ainda mais a sua usabilidade. Essas novidades estão chegando para usuários do programa Windows Insiders nos Canais Canary e Dev no Windows 11.
De acordo com a Microsoft, a versão 11.2502.18.0 da Ferramenta de Captura (Snipping Tool) está recebendo o recurso Desenhar e segurar. Essa novidade permitirá que seus usuários consigam fazer desenhos de linhas e outras formas com mais facilidade e perfeição. Logo depois de realizar uma captura, o usuário deve selecionar a ferramenta “caneta” para desenhar uma linha, seta, retângulo ou oval sobre a imagem capturada. Em seguida, basta segurar o cursor por um momento e o novo recurso converterá a forma desenhada para uma forma perfeitamente formatada, como na imagem a seguir:

Bloco de Notas está recebendo resumo de textos usando IA
O Bloco de Notas do Windows também é outro aplicativo que vem recebendo recursos avançados. Recentemente o aplicativo recebeu recursos de reescrita de textos usando o poder da inteligência artificial, depois de ter passado por testes no ano passado.
Agora, a Microsoft está implementando a capacidade de resumir textos no Bloco de Notas utilizando a IA. De acordo com o publicado, o usuário poderá selecionar o texto que deseja resumir para que a função gere uma versão resumida do texto selecionado. A nova funcionalidade poderá ser ativada ao clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção ‘Resumir‘ ou através do menu Copilot na barra superior do aplicativo. Outra opção é também utilizar o atalho de teclado Ctrl + M para ativar a mesma funcionalidade. A função Resumir do Bloco de Notas ainda terá diferentes tamanhos de resumo à disposição dos usuários.

Se você é usuário do programa de testes da Microsoft, essa nova funcionalidade do Bloco de Notas estará presente na versão 11.2501.29.0. Contudo vale lembrar que é necessário estar logado com sua conta Microsoft para ser capaz de utilizar funções de IA.
Por fim, a Microsoft também está testando uma área do menu destinada a exibir arquivos recentes do Bloco de Notas. Essa é uma funcionalidade básica existente em outros programas do sistema operacional, mas que ainda não existia nesse aplicativo. O acesso aos arquivos recentes será feito no menu ‘Arquivos‘ e listará os arquivos abertos recentemente pelo aplicativo.
Agora é com você! Compartilhe esse post por aí e não deixe de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!
Fonte: Microsoft.