A Google está liberando um recurso muito bem vindo no Gmail, que promete facilitar a administração daqueles e-mails que recebemos de sites que assinamos. Trata-se da opção “Gerenciar assinaturas“, uma opção disponibilizada no menu lateral à esquerda da interface principal.
De acordo com informações publicadas no site de suporte do Google, a opção permitirá gerenciar essas assinaturas de e-mail em um único lugar. Essa opção permitirá cancelar o recebimento daqueles e-mails que assinamos em sites quando realizarmos alguns cadastros, por exemplo. O recurso é bem vindo por ajudar a administrar e limitar a quantidade de spam que recebemos diariamente.
Em uma publicação do site 9to5google, a equipe relatou ter percebido o novo recurso chegando em várias contas de e-mail e em versões do app Gmail para Android. De acordo com as informações, um aviso é exibido no centro da tela para informar aos usuários a presença desse novo recurso. A partir daí, os usuários terão acesso a uma página que lista os endereços dos e-mails inscritos e a quantidade de mensagens recebidas recentemente.

Para cancelar a sua inscrição no recebimento daquele remetente, basta que o usuário toque no botão que aparece logo ao lado do e-mail e confirme o cancelamento.
Opção de cancelar assinaturas de e-mails chegará para todos
Além da opção de cancelar assinaturas de e-mails, há também a possibilidade de bloquear o remetente. Contudo, conforme explica o Google, o bloqueio não irá cancelar a inscrição e as novas mensagens vão para a caixa de spam. Se o usuário desejar não receber mais e-mails daquele remetente, a opção de cancelar a assinatura é o mais indicado.
A Google deixa claro que pode levar alguns dias até que o remetente cancele a sua inscrição. Isso faz com que ainda seja possível receber algumas mensagens logo após a solicitação do cancelamento.
Nos testes do Panorama Tecnológico, a opção ainda não aparece em nossas contas. No entanto, essa nova implementação está sendo feita de forma gradual, conforme informações do próprio Google. Sendo assim, devemos aguardar mais alguns dias e manter sempre atualizado o app do Gmail para as novas versões.
Por fim, a Google informa que o recurso chegará para a plataforma webmail do Gmail e para os aplicativos do Gmail no Android e no iOS.