A Google anunciou mais uma novidade na sua inteligência artificial generativa. O Gems é o novo recurso que permitirá que seus usuários criem e conversem com versões personalizadas do Gemini. Essa inovação promete transformar a maneira como interagimos com a inteligência artificial do Google, permitindo uma experiência mais personalizada e eficiente.
De acordo com o anunciado, com o Gems, os usuários podem transformar o Gemini em um assistente ainda mais poderoso e adaptado a necessidades específicas. Para isso, os usuários deverão escrever algumas instruções e dar um nome ao seu chatbot personalizado, que usará o poder da IA do Gemini. Além disso, a companhia também está liberando alguns Gems pré-configurados e prontos para serem utilizados, que inclui diferentes tipos como:
- O Learning Coach: para facilitar a compreensão de tópicos complexos, tornando-os mais acessíveis;
- O Brainstormer: para auxiliar na inspiração rápida, com ideias que vão de festas temáticas até presentes ideais para aniversários;
- O guia de carreira para auxiliar na revelação de potencial profissional e planos detalhados para aprimorar habilidades e alcançar objetivos;
- O editor de redação: para auxiliar na sua escrita com feedback claro e construtivo, incluindo gramática;
- O Coding Partner: para auxiliar na suas habilidades de codificação e na criação de projetos, além de aprendizado contínuo.
A Google anunciou o Gems no Google I/O em maio deste ano, mas estará liberando nos próximos dias para os usuários dos planos Advanced, Business e Enterprise em mais de 150 países.
Google Gems para concorrer com ChatGPT
Embora o Gems seja novidade na IA da Google, o ChatGPT já conta com o recurso semelhante de GPT´s personalizados já algum tempo. A OpenAI já havia liberado a possiblidade de criar GPT´s personalizados para seus assinantes do ChatGPT Plus e clientes corporativos desde o final do ano passado. Com esse recurso, os usuários criam GPT´s personalizados e publicam na GPT Store, um repositório para acesso público.
Em uma atualização em maio deste ano, junto com o lançamento do ChatGPT-4o, o acesso a GPT´s personalizados foi liberado para usuários não pagantes. Entretanto, a possibilidade de criar seu próprio ChatGPT ainda continua restrito a usuários assinantes.
A chegada do Gems para o Gemini eleva a plataforma de IA da Google a um novo nível. A Google diz que poderemos criar qualquer Gem, como um companheiro de academia, um subchefe, treinador de corrida etc. Infelizmente o recurso estará restrito a usuários assinantes de seus planos. A Google não mencionou se pretende liberar para demais usuários no futuro. Além disso, o Gems está sendo lançado para computadores e dispositivos móveis de usuários desses planos.
Agora é com você! Compartilhe esse conteúdo por aí e não deixe de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!
Fonte: Google.