Google Bard, agora também em português, usa Gemini Pro

Gemini Pro in Bard, imagem divulgação: Google.

A Google anunciou esta semana que o Bard, seu modelo de chatbot com IA generativa, passará a utilizar os recursos do Gemini Pro, seu mais novo modelo de Inteligência Artificial. De acordo com a empresa, a mudança se estende para mais de 230 países em mais de 40 idiomas em todo o mundo. Isso representa uma grande mudança já que o recurso estava disponível, até então, somente em inglês. A nova tecnologia dá ao chatbot da gigante das buscas, novas habilidades de compreensão, raciocínio e outras.

Outra novidade anunciada pela Google é a capacidade de geração de imagens. Conforme anúncio, o Bard agora será capaz de gerar imagens através de um texto descritivo, da mesma forma que outras plataformas de IA que cria imagens. No entanto esse recurso estará disponível somente em inglês nesse primeiro momento. Segundo a empresa, essa funcionalidade é alimentada pela sua tecnologia Imagen 2, uma atualização da versão já desenvolvida pela Google Deep Mind. Esse modelo, conforme descrito pela empresa, é mais preciso que seu modelo anterior em processamento de detalhes e capacidade de capturar nuances. Isso traduz na geração de imagens mais fotorrealistas e precisas.

Google Bard gera imagens com marca d´água e filtros de responsabilidade

Com o Bard gerando imagens o Google promete não só qualidade, mas também filtros que evitam a geração de conteúdo inapropriado. Além disso, o Bard utilizará a tecnologia SynthID para criar uma marca d´água nas imagens geradas. De acordo com a empresa, essa marca d´água é imperceptível para os humanos, mas com o objetivo de ajudar a identificar se uma imagem foi gerada por IA ou não.

O SynthID é uma ferramenta, também desenvolvida pelo Google Deep Mind em parceria com o Google Research, que tem o propósito de adicionar marca d´água em imagens e áudios criados por IA. Com ela usuários podem incorporar uma marca d´água digitalmente nessas imagens. A Google ainda diz que ela é apenas uma solução técnica para tentar resolver o problema de desinformação e que, embora precoce, se mostra promissora.

Demonstração da criação de imagens com o Google Bard através de texto descritivo. Imagem divulgação: Google
Google Bard criando imagens com descrição textual. Imagem divulgação: Google.

Google Bard agora concorre com Chat GPT

O Chat GPT é, sem dúvida, o chatbot com IA generativa mais famoso do mundo. Sua popularidade estrondosas se deve, principalmente ao seu pioneirismo. Na época de seu lançamento, há pouco mais de um ano, até então algo antes nunca tinha sido visto. Desde então várias soluções semelhantes têm surgido por aí, algumas delas com o mesmo propósito.

O Google Bard é a proposta da empresa do buscador mais famoso do mundo para seu posicionamento na corrida por chatbots inteligentes. Ele veio para tentar desbancar, não só o ChatGPT, como também o Microsoft Copilot que é alimentado pela tecnologia do ChatGPT4. O Google Bard já está disponível em sua nova versão e pode ser acessada em bard.google.com.

Na corrida dessas gigantes com suas soluções de Inteligência Artificial, a versão mais avançada do Bard acabou chegando um pouco atrasada. Mesmo que o lançamento tenha ocorrido no primeiro trimestre de 2023, apenas nos EUA e Reino Unido, sua expansão para novos idiomas e locais só ocorreu em julho do mesmo ano Resta saber como será o desempenho real do Bard ao longo de seu tempo de uso e como será adoção do público em geral. Muito provavelmente a Google já está incorporando sua nova tecnologia de IA, a Gemini Pro, em outros serviços da empresa. E a conclusão que podemos tirar sem dúvida alguma, é que nessa batalha os maiores beneficiados serão os usuários.

Fonte: Google. Imagem de capa: Google divulgação.

Siga nossas redes sociais!