Google descontinua Chromecast após 11 anos

Google descontinua Chromecast depois de 11 anos. Imagem: divulgação Google.

Google descontinua o Chromecast após 11 anos e marca o fim de uma era no streaming. A companhia anunciou nesta terça-feira (6) que está oficialmente descontinuando o Chromecast, seu dispositivo de streaming. De acordo com sua publicação, o dispositivo ainda continuará sendo vendido enquanto durarem os estoques, porém ela está encerrando a sua fabricação.

O motivo de a empresa ter decidido descontinuar o Chromecast é o lançamento do seu novo dispositivo, o Google TV Streamer. Ele chega com uma proposta de entretenimento premium para possibilitar uma melhor experiência para seus usuários. Mais detalhes você confere aqui.

A Google encerra o ciclo do Chromecast depois de 11 anos de sua existência e mais de 100 milhões de dispositivos vendidos. Embora tenha anunciado o encerramento da produção, a empresa destacou que ainda terá atualizações contínuas de software e de segurança para os dispositivos mais recentes da linha. Além disso, outro ponto importante é a política de suporte que continuará sem alterações, destacou a empresa.

Google Chromecast e sua trajetória

O Google Chromecast foi lançado em 2013 com a proposta de mudar a forma como consumimos conteúdo digital. Ele permitia que as pessoas transformassem suas TVs comuns em aparelhos inteligentes de entretenimento. Afinal, com um simples dispositivo conectado à porta HDMI, era possível transmitir vídeos, músicas e vários outros tipos de mídia diretamente do smartphone, tablet ou computador para a tela grande.

Primeira geração do Chromecast (2013).
Segunda geração do Chromecast(2015).
Chromecast áudio (2015).
Chromecast Ultra (2016).

Contudo, desde seu lançamento, o Chromecast logo se popularizou trazendo praticidade e inovação em um dispositivo compacto e acessível. Como resultado, ele foi o queridinho de quem buscava uma solução prática para o streaming, sem precisar de dispositivos caros ou configurações complexas.

Em 2015 a Google lançou a segunda geração do dispositivo, com formato arredondado e novas cores. Neste mesmo ano a companhia lançou o Chromecast Áudio, um dispositivo voltado ao streaming de áudio, que pode ser conectado a alto-falantes ou sistemas de home theater. Em 2016 veio o Chromecast Ultra, o primeiro dispositivo da linha a mostrar conteúdo em 4K. Dois anos depois (2018) surge a terceira geração com diversas melhoras, incluindo suporte para Dolby Digital Plus e integração com Google Nest. Já em 2020 o Chromecast ganha uma nova reformulação, que inclui o Google TV e controle remoto. O ano de 2022 marca o lançamento da última geração, incluindo Google TV HD, mantendo o design do modelo anterior e mais acessível.

Terceira geração (2018).
Chromecast com Google TV 4K (2020).
Chromecast HD (2022)

Hora da despedida

Ainda que existam outros modelos concorrentes por aí, o Chromecast teve uma longa trajetória. O dispositivo, que ao longo dos anos evoluiu e ganhou novas versões, sempre manteve a essência de facilitar o acesso ao conteúdo digital de forma intuitiva e eficiente.

Agora que a Google anunciou o fim de sua produção, sua despedida nos faz lembrar dos bons momentos em que ele esteve presente em tantas salas de estar ao redor do mundo.

Por fim, compartilhe esse conteúdo por aí e não deixe de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!

Fonte: Google. Imagem de capa: Google divulgação.