Google integra IA Gemini no Chrome para navegação inteligente

O logotipo do Google Chrome aparece à esquerda, composto por um círculo dividido em quatro partes coloridas (vermelho, verde, amarelo e azul) com um círculo azul no centro. À direita, está a palavra 'Gemini' em letras azuis, com um pequeno brilho em forma de estrela sobre a letra 'i'. No canto inferior direito, há um logotipo de um globo com a inscrição 'Panorama Tecnológico'. O fundo da imagem tem um efeito gradiente, indo do preto à esquerda para um azul escuro à direita.

A Google anunciou a integração nativa do Gemini, sua plataforma de inteligência artificial, diretamente no seu navegador Google Chrome. A empresa fez o anúncio no Google I/O, evento para desenvolvedores que ela promoveu nesta semana.

De acordo com o anúncio, a integração do Gemini no Google Chrome deixará a navegação em páginas da internet ainda mais produtiva e inteligente. A capacidade do Gemini permitirá que os usuários extraiam informações relevantes sobre o que está navegando no momento, podendo usar o recurso em diversas situações. Será possível por exemplo, resumir informações sobre um conteúdo que está sendo exibido ou obter detalhes e características relevantes sobre o anúncio de um produto. Da mesma forma, os usuários poderão obter uma tabela de comparação desse produto com informações obtidas de outra loja concorrente.

Conforme vemos no vídeo acima, o acesso ao Gemini no Chrome será feito por meio de um botão na barra de título da janela do navegador. Ao clicar no botão, uma janela de chat do Gemini surge na tela para que os usuários façam perguntas sobre o site visitado no momento.

Google Chrome não é o primeiro navegador com IA nativa

O Google Chrome não é o primeiro navegador a receber recursos de inteligência artificial de forma nativa. A Microsoft já havia integrado o Copilot no seu navegador Edge já algum tempo, possibilitando que seus usuários acessem os recursos de sua inteligência artificial na barra lateral da tela.

O Copilot no Microsoft Edge permite criar resumos e extrair informações sobre a página visitada, semelhante ao que a Google apresentou. Ao visitar uma página de anúncio de um notebook, perguntei ao Copilot se o produto era bom e ele forneceu informações importantes sobre suas configurações, destaques e alguns pontos coletados nas avaliações dos consumidores.

Captura de tela da janela do Copilot exibindo uma análise de um laptop. O texto destaca pontos positivos como tela de 15.6
Microsoft Copilot também fornece informações sobre a página pesquisada. Imagem: Panorama Tecnológico.

Outro navegador concorrente que também possui integração nativa com IA é o Opera. O Opera ganhou integração com ChatGPT por meio de sua IA chamada Aria no ano passado. Com ela, é possível usar o poder da inteligência artificial para gerar imagens, resumos de páginas da web e outros.

Quando a integração do Gemini com o Chrome estará disponível?

De acordo com informações divulgadas pela Google, a integração já está disponível para assinantes do Google AI Pro e do Google AI Ultra nos EUA. Esses usuários devem utilizar o Chrome no idioma em inglês e na versão para computadores com Windows e macOS. A empresa não forneceu detalhes sobre quando essa integração ocorrerá na versão do navegador para dispositivos móveis. Também não há informações se o recurso será liberado para usuários não assinantes.

A integração do Gemini no Chrome certamente trará inúmeras facilidades aos usuários. A Google vai ampliar suas funcionalidades e a capacidade do Gemini sobre seu navegador de internet. A empresa informou ainda que no futuro o Gemini será capaz de trabalhar em várias abas do navegador, bem como navegar em sites em nome do usuário, funcionando com um agente.

E você, o que achou dessa novidade? Comente em nossas redes sociais nos botões a seguir. Aproveite para compartilhar este post por aí com seus amigos. Até breve!

Fonte: Google.