Google volta a exibir cotação do dólar na busca após correções

Notebook MacBook Air sobre uma mesa de madeira exibindo a página inicial do Google Brasil. A tela mostra a barra de pesquisa do Google com as opções

O Google voltou a exibir as informações de cotação do dólar e de outras moedas no seu buscador. Assim, após uma pausa de alguns meses, a gigante das buscas voltou a mostrar o valor do câmbio diretamente na página de resultados ao pesquisar por termos como “dólar hoje” ou “cotação dólar”.

O recurso, que é extremamente útil e popular, havia sido desativado em dezembro do ano passado. Na ocasião, vários usuários reportaram inconsistências significativas nos valores apresentados pelo buscador. Por consequência essas inconsistências acabaram causando algumas polêmicas que levaram a empresa a suspender a exibição da cotação da moeda americana, evitando a propagação de dados incorretos.

O caso chegou a chamar atenção da Advocacia Geral da União (AGU) que pediu ao Banco Central do Brasil uma apuração para as informações incorretas. A empresa admitiu a existência de problemas e acabou desativando a exibição dessas informações.

Durante esse período, quem estava acostumado a consultar o valor cambial do dólar e de outras moedas, acabou tendo que procurar outras fontes alternativas e confiáveis.

Uma imagem em close-up de várias notas de dólar americano enroladas de diferentes denominações, incluindo $20, $10 e $5, dispostas de maneira espalhada sobre uma superfície branca. As notas exibem partes diferentes de seus designs, como o selo do Federal Reserve, números de série e outros elementos distintivos do papel-moeda dos EUA. A imagem destaca a diversidade e os detalhes das cédulas americanas. Créditos: Pixabay / Pexels.
Dólar americano. Créditos: Pixabay / Pexels.

Google implementou medidas para evitar novos erros na cotação do dólar

Embora tenha se passado vários meses de indisponibilidade da informação, o Google informou ter implementado medidas de segurança para evitar novas inconsistências. Dentre essas medidas, o bloqueio na atualização dessas informações em feriados e finais de semana. Com isso, o valor exibido nesse período, corresponde ao valor oficial da última cotação em dia útil.

Outra mudança está relacionada à informação da fonte fornecedora dessas informações, criando uma exibição mais transparente e segura. Agora, podemos observar o nome da fonte ao lado das informações de data e hora de exibição.

Gráfico mostrando a taxa de câmbio entre o dólar americano (USD) e o real brasileiro (BRL) em 29 de abril às 22:14 UTC. O valor de 1 dólar equivale a 5,62 reais. A linha do gráfico indica variações ao longo do mês, com um pico próximo a 6,0 reais no início de abril e uma queda gradual. Há também um botão
Cotação do dólar volta aa ser exibido no Google. Imagem: reprodução.

A volta dessa funcionalidade garante uma conveniência importante para muitos usuários, que agora podem novamente contar com o Google para ter um acesso rápido e direto ao valor do dólar e outras moedas frente ao real. Certamente essa é uma informação importante em diversas situações do dia a dia, desde o planejamento financeiro pessoal até decisões de negócios.

Por fim, se você estava sentindo falta, já pode ir lá testar: basta digitar “dólar hoje” na busca e consultar a exibição dessas informações.

E você, tem acompanhado a variação do dólar frequentemente? Comente em nossas redes sociais e aproveite para compartilhar este post por aí. Até breve!

Fonte: InfoMoney Imagem de capa: Caio / Pexels