Grok 2, o chatbot com IA do X/Twitter foi liberado para todos

Imagem mostrando uma mão segurando um smartphone com a tela preta exibindo o logotipo branco da letra 'X'. Ao fundo, há uma tela desfocada com a palavra 'Grok' destacada na parte superior. Abaixo de 'Grok', há uma barra de pesquisa com o texto 'Faça uma pergunta'. O fundo também inclui o logotipo e o texto 'Panorama Tecnológico'. Imagem: ilustração Panorama Tecnológico.

Sem nenhum alarde, o X/Twitter liberou recentemente o acesso ao Grok para concorrer diretamente com o ChatGPT, Gemini e outros. O acesso a plataforma de inteligência artificial até então só estava disponível para usuários assinantes do plano premium do serviço, mas agora temos uma versão gratuita. Conforme noticiado pelo portal TechCrunch, essa versão gratuita estava em testes na Nova Zelândia desde o mês passado.

O Grok 2 é o chatbot com inteligência artificial generativa desenvolvida pela empresa xAI, do bilionário Elon Musk. Ele é um concorrente do ChatGPT, Microsoft Copilot, Google Gemini e outros modelos similares que tem por aí.

O chatbot Grok também é um modelo de IA conversacional em que podemos interagir com prompts para criar conteúdos de texto e outras diversas tarefas. Além disso, ele também tem a capacidade de gerar imagens através de solicitações descritivas por texto. Embora liberado, seu acesso gratuito conta com limitações de 10 solicitações a cada duas horas.

Como acessar o Grok

Para acessar o Grok, tudo o que você precisa é de uma conta gratuita na rede social X (antigo Twitter). Ao contrário das plataformas concorrentes que possuem uma página própria, a interface de acesso atualmente é feita no menu à esquerda da tela do X/Twitter.

Ao clicar na opção “/ Grok” do menu, a interface principal do chatbot é carregada e sua aparência é semelhante às demais plataformas. Nesta tela você verá uma caixa de textos para digitar suas solicitações e abaixo dela algumas sugestões de prompts e imagens de exemplo.

Imagem mostrando a interface do 'Grok' sendo acessada pela plataforma do X(Twitter). No lado esquerdo, há um menu com várias opções: Página Inicial, Explorar, Notificações, Mensagens, Grok, Comunidades, Premium, Perfil e Mais. Há também um botão 'Postar' e um nome de usuário '@panoramatecnolo'. No centro da tela, há uma barra de pesquisa com o texto 'Fazer uma pergunta' e uma nota dizendo 'O Grok pode cometer erros. Verifique os resultados.' Abaixo, há várias opções de perguntas e atividades, incluindo 'Como será o mundo daqui a 50 anos?', 'Me dê as últimas notícias esportivas', 'Fale como um pirata', 'Jogue 20 perguntas', 'Um gato voador' (com uma imagem de um gato com asas) e 'Admirando a aurora boreal' (com uma imagem de uma pessoa olhando para a aurora boreal). Créditos: reprodução X.
Grok acessado diretamente da interface da rede social X (antigo Twitter).

A plataforma também conta com o armazenamento do histórico das conversas e podemos acessá-lo no botão “Histórias” localizado na parte superior da tela. Assim você poderá continuar uma conversa salva no histórico ou iniciar um novo chat no botão correspondente, também localizado na parte superior.

A liberação do Grok é vista como uma estratégia para aumentar a base de usuários e acelerar o feedback sobre suas funcionalidades. Embora a versão gratuita do Grok ofereça acesso básico ao chatbot, ela chega em boa hora para concorrer com as versões gratuitas de seus concorrentes.

Com essa nova abordagem, a xAI busca não apenas expandir o uso do Grok, mas também posicionar-se competitivamente no mercado de inteligência artificial.

Agora é com você! Compartilhe esse conteúdo por aí e não deixe de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!

Fonte: X (antigo Twitter).