IRPF 2024: Receita abrirá consulta ao último lote de restituição

A imagem mostra uma mão escrevendo em um papel sobre a mesa. Ao lado, uma calculadora de mesa e o logotipo da Receita Federal do Brasil no topo da imagem. Imagem: ilustração Panorama Tecnológico.

A Receita Federal do Brasil abrirá nesta segunda-feira, a consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda 2024. A RFB liberará a consulta ao quinto é último lote de restituição a partir das 10 horas para os contribuintes que ainda aguardam processamento de suas declarações.

De acordo com a instituição, o lote comtempla ao todo 511.025 contribuintes é o último referente à declaração deste ano. Este lote abrange tanto contribuintes prioritários quanto contribuintes não prioritários. Além disso, seguindo o calendário de restituições deste ano, os depósitos serão feitos no dia 30 de setembro de 2024, somando mais de um bilhão de reais.

O quinto e último lote de restituição do IRPF 2024 contemplará mais de 500 mil contribuintes, sendo:

  • 11.188 são restituições de idosos acima de 80 anos;
  • 75.686 são contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 6.731 restituições para contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 23.180 restituições para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 201.381 restituições serão destinadas a contribuintes sem algum tipo de prioridade legal, mas utilizaram a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX, e;
  • 106.289 restituições destinadas a contribuintes não prioritários.

Além disso, farão parte deste montante, 86.570 restituições de contribuintes priorizados em razão do estado de calamidade do Rio Grande do Sul (RS).

Como consultar a restituição do último lote IRPF de 2024

A partir das 10 horas desta segunda-feira (23), a RFB liberará a consulta a este lote de restituição. Dessa forma, os contribuintes podem consultar a disponibilidade do pagamento através dos seguintes meios:

  • Site da Receita Federal: acessando a seção “Meu Imposto de Renda” ou poderá clicar aqui para cair diretamente na tela de consulta;
  • Aplicativo Meu Imposto de Renda: disponível para dispositivos móveis com o sistema Android iOS para iPhone e iPad.

Ao consultar a disponibilidade de sua restituição, você verá a confirmação da previsão de pagamento na conta informada na declaração. Caso a sua declaração não esteja contemplada por este lote, ela pode conter algum tipo de pendência ou se você tenha enviado declaração retificadora. Para esses casos, a RFB fará as restituições nos lotes residuais, seguindo o calendário. Além disso, os contribuintes poderão obter mais informações diretamente no site da Receita Federal.

A imagem mostra uma mão segurando um smartphone, mostrando na tela o aplicativo Meu Imposto de Renda. Imagem: ilustração Panorama Tecnológico.
Aplicativo Meu Imposto de Renda.

Por fim, é importante ficar sempre atento a golpes que surgem durante o período de declaração e restituição de imposto de renda. A Receita Federal informa que o acesso aos dados de restituição devem ser feitos no portal oficial. Sendo assim, não clique em links de e-mails ou forneça dados pessoais a estranhos.

Agora é com você! Compartilhe esse conteúdo por aí e não deixe de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!

Fonte: Receita Federal do Brasil.