A Microsoft vem adicionando novos recursos no aplicativo Paint do Windows. Dessa vez, a companhia anunciou que está liberando mais funcionalidades envolvendo integração de inteligência artificial.
De acordo com a Microsoft, o Paint está ganhando dois novos recursos, um chamado Preenchimento generativo e outro chamado Apagamento generativo em tradução livre. Os novos recursos darão uma turbinada no aplicativo e prometem facilitar e deixar mais intuitivo o processo de edição e criação de imagens.
Já faz algum tempo que o Paint, inicialmente conhecido como Paintbrush, vem deixando de ser apenas um aplicativo para desenhos simples. Depois de ter sua interface renovada e ganhar algumas melhorias, o aplicativo começou a ganhar funções mais avançadas de um editor maior, como a capacidade de remover fundo de imagens e outros recursos que utilizam IA, como o Cocreator e o Image Creator.
Agora, a Microsoft anunciou mais dois novos recursos que veremos em detalhes.
Recursos de Preenchimento generativo no Paint
A partir da versão 11.2410.28.0, o Pain conta com o recurso Preenchimento generativo, uma funcionalidade que utiliza IA para fazer edições e adições baseadas em descrições textuais, os prompts.
De acordo com o anúncio, tudo o que o usuário precisa fazer é utilizar a ferramenta de seleção da barra de ferramentas, para fazer uma seleção em retângulo ou em forma livre. Logo depois de selecionar a área desejada, surgirá um menu pop-up ancorado, para que seja selecionada a opção Preenchimento Generativo. A partir daí, basta descrever o que deseja e clicar na opção Criar.
Ainda de acordo com o anúncio, caso o usuário não goste do resultado, basta clicar na opção Tentar novamente. Além disso, o usuário poderá refinar a sua seleção ou prompt de texto usado para adicionar o objeto e usar as setas do teclado para percorrer as opções geradas.
Recursos de Apagamento generativo no Paint
Outro recurso que está desembarcando no Paint é o Apagamento Generativo. Trata-se de uma ferramenta, que também utiliza IA, para remover objetos indesejados em uma imagem. O recurso é útil quando queremos remover algo indesejado de uma imagem, sendo que o aplicativo utiliza o poder da IA para preencher o espaço vazio deixado pela remoção.
Para utilizar o recurso, o usuário deve selecionar a opção Apagamento generativo no lado esquerdo da tela no momento em que estiver utilizando a borracha. Logo em seguida, basta pincelar manualmente as áreas desejadas, de forma a selecionar o conteúdo que deseja remover. Logo depois de selecionada a área, basta clicar em Aplicar. O recurso ainda permite adicionar mais áreas a serem apagadas ou diminuir a área selecionada. Também é possível utilizar as ferramentas de seleção retangulares e livres para a mesma finalidade.
Quando esses recursos estarão disponíveis?
De acordo com a Microsoft, o Apagamento generativo estará disponível para todos os usuários de testes do Windows Insiders nos Canais Canary e Dev no Windows 11.
Já o recurso de Preenchimento generativo estará disponível inicialmente em PCs Copilot+ com Snapdragon também para Windows Insiders, mas em mercador suportados. Ainda assim, será necessário estar logado com uma conta Microsoft para utilizar o recurso.
A Microsoft também divulgou novas atualizações de melhorias para os recursos do Cocreator e para o Image Creator. Embora esses recursos tenham sido lançados no ano passado, eles ainda não estão disponíveis de um modo geral. O Image Creator no Paint ainda está em versão prévia para usuários dos Estados Unidos, França, Reino Unido, Canadá, Itália e Alemanha. Já o Cocreator necessita de um snapdragon com tecnologia PC Copilot+.
Agora é com você! Compartilhe esse post por aí e não deixe de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!
Fonte: Microsoft.