A Microsoft agora faz parte do conselho da OpenAI, a empresa por traz do Chat GPT. A mudança ocorre com a confirmação de que Sam Altman está oficialmente de volta ao cargo de CEO, após uma demissão inesperada.
Com 49% de participação na entidade com fins lucrativos da OpenAI, a Microsoft conseguiu um assento de observador, ou seja, sem direito a votos. Essa participação no conselho da organização ocorre depois de uma reviravolta nos acontecimentos envolvendo a demissão repentina do CEO.
Para quem não sabe, Sam Altman passou por um processo de demissão no dia 17 de novembro deste ano. A decisão dada pelo até então conselho da empresa, foi baseado supostamente em declarações de que ele não estava sendo “consistentemente sincero” em suas comunicações a este conselho. Ao que se sabe, até o momento não foram apresentados fundamentos conclusivos para que essa decisão fosse tomada. Entretanto, após renúncias e ameaças de pedidos de demissão em massa dos funcionários que apoiavam Altman, Sam Altman retornará ao cargo de CEO da OpenAI. Assim, o retorno de Altman ao cargo de CEO, provoca mudanças na empresa do ChatGPT que, além de outros integrantes para este novo conselho, marca a ocupação de um assento por um representante da Microsoft.
A nova formação do conselho da OpenAI contará com Larry Sammers, Bret Taylor como presidente e Adam D´Angelo. Este último é o único integrante remanescente do conselho anterior. Da mesma forma a Microsoft, maior investidor da OpenAI, ocupará um assento com observador. Até o momento a Microsoft não comunicou oficialmente quem seria seu representante nesse conselho.
Open AI mais forte do que nunca
O retorno de Sam Altman ao cargo de CEO da OpenAI põe fim a uma reviravolta que abalou o clima na empresa. A decisão sem explicações do conselho anterior acabaram causando caos e incertezas, além de por a prova a segurança de suas decisões.
Altman é visto como ícone e alguém que representa a criadora do ChatGPT. Sua demissão repentina pegou todos do mercado de surpresa, além de arrependimento por parte de Ilya Sutskever, cofundador e cientista chefe e que também participou da decisão. Embora Ilya não seja membro do atual conselho, Altman revelou em memorando interno que espera continuar sua relação de trabalho com ele.
Além do retorno de Altman e inclusão da Microsoft neste novo conselho da OpenAI, Greg Brockman também volta ao seu cargo de presidente. Seu retorno ocorre após ele ter renunciado ao cargo logo após a demissão de Altman. Enquanto isso Mira Murati, escolhida como CEO interina após demissão de Altman, retorna ao cargo de CTO fazendo com que tudo volte a ser como antes. Ou, quase tudo!
Fonte: The Verge
Siga nossas redes sociais!