A Microsoft revelou esta semana uma nova categoria de PCs Windows projetados para inteligência artificial (IA) chamados PCs Copilot+. Essa nova linha de dispositivos promete revolucionar o mercado com seu desempenho avançado, vida útil prolongada da bateria e uma série de novas funcionalidades. Dentre os dispositivos anunciados destacam na lista os novos Surface Pro e Surface Laptop que, segundo a própria empresa, tem uma combinação de concepção entre hardware e software em conjunto. Afinal, essa característica visa oferecer designs inovadores e experiências significativas para seus clientes, diz a empresa.
De acordo com a Microsoft os PCs Copilot+ são equipados com silício de alto desempenho, capaz de realizar mais de 40 trilhões de operações por segundo (TOPS). Eles combinam o poder da CPU, GPU e uma nova Unidade de Processamento Neural (NPU) para fornecer uma experiência de IA sem precedentes. Comparados com os dispositivos concorrentes, como o MacBook Air 15”, os PCs Copilot+ oferecem até 58% mais desempenho em tarefas multithread sustentadas, informou a empresa em seu comunicado.
Novos PCs Copilot+ com experiências de IA localmente
Com os PCs Copilot+, a Microsoft introduziu várias experiências de IA para executarem localmente no dispositivo, eliminando problemas de latência e privacidade. Entre essas experiências estão:
- Recall: uma funcionalidade que ajuda os usuários a encontrar informações rapidamente, organizando dados com base em associações e relacionamentos únicos;
- Cocreator: uma ferramenta de criação e edição de imagens que utiliza algoritmos de difusão para gerar arte em tempo real a partir de prompts de texto;
- Legendas ao vivo: tradução de áudio em mais de 40 idiomas para legendas em inglês em tempo real.
A Microsoft diz que essas experiências não são encontradas em nenhum outro computador além da linha Microsoft Surface e de seus parceiros OEM Acer, ASUS, Dell, HP, Lenovo e Samsung. Além disso ela divulgou a disponibilização de pré-encomendas imediatas e disponibilidade a partir de 18 de junho. A saber, alguns dos modelos destacados incluem:
- Acer Swift 14 AI: possui uma tela touchscreen 2.5K e funcionalidades aprimoradas de IA, como o Acer PurifiedVoice 2.0;
- ASUS Vivobook S 15: equipado com a plataforma Snapdragon X Elite, oferece até 1 TB de armazenamento e câmera AiSense;
- Dell XPS 13, Latitude 7455 e outros: apresentam designs premium e uma duração de bateria excepcional;
- HP OmniBook X AI e EliteBook Ultra G1q AI: projetados para desempenho avançado com transcrição em tempo real e ferramentas de produtividade;
- Lenovo Yoga Slim 7x e ThinkPad T14s Gen 6: destinados a criativos e empresas, com recursos como Wi-Fi 7 e até 64 GB de RAM;
- Samsung Galaxy Book4 Edge: um dispositivo ultrafino com tela AMOLED 3K e conectividade Wi-Fi 7.
Aplicações comerciais, software e aplicativos
De acordo com o anúncio, os PCs Copilot+ também são projetados para ambientes corporativos, oferecendo dispositivos com desempenho superior em Windows 11 e capacidades exclusivas de IA que aumentam a produtividade e a colaboração. Dessa forma as empresas podem começar a testar e implantar esses dispositivos usando as ferramentas de gerenciamento existentes.
Além disso, a Microsoft fez parcerias com grandes desenvolvedores de software para otimizar seus aplicativos para os PCs Copilot+, incluindo Adobe Photoshop, Lightroom, DaVinci Resolve Studio, CapCut, Cephable, LiquidText e djay Pro. Certamente essas parcerias garantem que os usuários possam aproveitar ao máximo as funcionalidades de IA desses dispositivos.
Por fim, os novos PCs Copilot+ representam um avanço significativo na evolução dos dispositivos Windows, com a IA no centro de seu design. Desse modo, além da promessa de desempenho excepcional até as experiências de IA localmente, esses dispositivos podem transformar a maneira como trabalhamos e criamos.
Agora é com você! Compartilhe com seus amigos por aí e aproveite para seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!
Fonte: Microsoft. Imagem de capa: divulgação Microsoft.