Na última terça-feira (03/10) a Microsoft apresentou o novo OneDrive, seu serviço de armazenamento em nuvem, agora com mais recursos e visual renovado. O serviço contará com novas visualizações de arquivos, controle de governança e ferramentas dedicadas a criação. Dentre as novidades, teremos também a integração com o ‘Copilot’, recurso também liberado na última atualização do Windows 11 22H2. A ideia do uso do Copilot no novo OneDrive é para nos ajudar a pesquisar, organizar e extrair informações de nossos arquivos, informa a Microsoft.
Além das novidades funcionais, o serviço vai contar com um visual totalmente remodelado e de encontro ao visual do Windows 11. Isso inclui, além de cores e reorganização dos menus, a possibilidade de alterar a cor das pastas para facilitar a organização visual dos arquivos. Ainda falando de organização, a lista de arquivos recentes contará com ícones para filtrar os arquivos por tipo e a possibilidade de marcar esses arquivos como ‘Favoritos’. Nesse sentido a funcionalidade promoverá um maior controle para acessá-los em uma lista dedicada.
O novo OneDrive também apresentará uma seção chamada ‘Para você’ na parte superior da página incial do serviço com seus arquivos mais úteis. Em outras palavras, nela aparecerão as recomendações de arquivos com a utilização de tecnologia de IA, através do Copilot. Do mesmo modo estas informações serão apresentadas em formado de cards elegantes e com informações prévias dos arquivos.
Novo OneDrive com maior poder de busca de arquivos
Além de mais informações de arquivos apresentadas de forma redesenhada, o novo OneDrive também conta com recursos avançados de pesquisa, graças ao poder do Copilot com IA. Em outras palavras, você poderá pesquisar seus arquivos com base no contexto, como em mídias, por exemplo. Além disso, agora poderemos realizar buscas por arquivos baseado nas pessoas. Isso significa que poderemos pesquisar um arquivo compartilhado em reuniões pelo nome da pessa que fez o compartilhamento ou que tem acesso a este arquivo. Do mesmo modo poderemos utilizar o recurso de ‘Visualização de pessoas’ para quando não lembramos os nomes desses arquivos.
Para reforçar as novidades, grandes mudanças na integração com o Microsoft Teams serão liberadas até desembro deste ano. Com isso o compartilhamento de arquivos na plataforma ficará mais intuitivo e consequentemente uma nova abordagem para trabahar com arquivos. Além disso, o OneDrive ganhou uma seção de exibição exclusiva para arquivos de reuniões. Contudo nesta seção serão mostrados os arquivos que tenham sido compartilhados no bate-papo, convites da reuniaou o até mesmo as gravações.
Com a chegada da nova versão do OneDrive, manipular arquivos armazenados no serviço será uma tarefa mais prática. Embora boa parte dos recuros serão liberadas somente no início do ano que vem (2024) e outros no meio do ano, alguns destes recuros já estarão disponíveis até o final de 2023. Os novos recursos presentes no serviço e seu ecosistema, aliado a um visual mais agradável e moderno, promoverá maior organização, alta produtividade e aumento das necessidades na medida que cenário evoluit. Pelo menos é o que informa a Microsoft. Só resta aguardar a liberação dessas novidades.
Fonte: Microsoft.
Siga nossas redes sociais!