A Microsoft anunciou essa semana a integração do Excel com o Python, uma das linguagens de programação mais utilizadas atualmente. Com isso o Excel fica ainda mais poderoso, abrindo um leque de possibilidades para utilização de novos recursos. Continue a leitura para saber mais detalhes do que ainda está por vir.
O Microsoft Excel é uma ferramenta versátil e prática para elaboração de planilhas e relatórios. Em ambientes empresariais, mesmo com a presença de outras ferramentas e softwares de gestão, o Microsoft Excel ainda é o grande preferido dos usuários. O fato é que as planilhas possibilitam uma análise rápida e prática de informações, além de uma organização bem intuitiva e que a maioria das pessoas já estão acostumadas. Além do poder de manipulação de dados que o Excel possibilita com suas fórmulas e recuros internos e externos, a ferramenta possibilita que cada um organize estas informações da forma que acharem mais conveniente. Verdadeiramente o Excel mudou a forma como as pessoas trabalham e lidam com informações.
Que o Microsoft Excel é a ferramenta de planilhas de maior preferência das pessoas, isso não é novidade. O programa, que faz parte da suíte de aplicativos para escritório mais famosa do mundo, agora vai contar com o recurso de integração com o Python. Essa integração vai combinar a flexibilidade e facilidade do Excel com o poder que o Python oferece.
A integração do Excel com recursos externos é algo que já existe há muito tempo. Com a integração de funções do Python haverá maiores possibilidades de se trabalhar com dados no Excel, trazendo o poder de processamento da linguagem. Além disso, o Python conta com uma comunidade de desenvolvedores muito ampla e um número sempre crescente de biliotecas. Isso vai possibilitar uma infinidade de recursos para tratar informações dentro do Excel.
O que é o Python?
Python é uma linguagem de programação considerada de alto nível e que foi lançada em 1991 por um cara chamado Guido Van Rossum. Apesar de sua autoria, ela é uma linguagem mantida e desenvolvida pela comunidade e uma organização sem fins lucrativos. Trata-se de uma das linguagens mais utilizadas atualmente, principalmente no desenvolvimento de soluções para análise de dados e inteligência artificial.
O Python é considerado por muitos como uma linguagem mais fácil de aprender e de grande produtividade. Fortemente empregada também em ambiente acadêmico, a linguagem conta com uma extensa biblioteca de funcionalidades e frameworks para diversas funcões de desenvolvimento de sistemas.
Sem dúvida a sua integração no Excel possibilitará o aumento de recuros e scripts para manipulação de dados, além de possibilitar o desenvolvimento de componentes adicionais pela comunidade. Vale lembrar que, conforme anuncio da Microsoft, por enquanto essa integração ainda estará limitada ao programa beta Microsoft 365 Insiders.
Leia também: Recursos do chat GPT no Microsoft Edge
Fonte: https://techcommunity.microsoft.com/ | Imagem de capa: Youtube.com/Microsoft365
Siga nossas redes sociais!