A Microsoft acabou de lançar o Office 2024 para quem não quer pagar assinatura. Como uma opção alternativa ao Office 365 (agora Microsoft 365), essa versão conta com licença vitalícia. Essa modalidade de licenciamento permite que o consumidor adquira os aplicativos do pacote para usar para sempre e com um único pagamento.
De acordo com a companhia, o Microsoft 365 ainda continua sendo a melhor opção para acesso às verões mais recentes da suíte de aplicativos de escritório. Contudo, muitos clientes ainda preferem ter acesso aos aplicativos sem ter que pagar assinaturas. E é por isso que a Microsoft lançou a versão mais recente do Microsoft Office para beneficiar, principalmente consumidores e pequenas empresas.
O Office 2024 está disponível para PC´s com Windows 10/11 e MacOS. Ele vem com várias melhorias, incluindo melhor desempenho, aprimoramentos de pesquisa no Outlook e personalização de gestos no Excel para Mac. Outras melhorias também foram incluídas no Excel, Outlook e PowerPoint, com recursos adicionais para manipulação de imagens e inclusão de feed de câmera ao vivo nos slides.
Versões e preços disponíveis do Office 2024
O Office 2024 permite acesso aos aplicativos Word, Excel, PowerPoint, OneNote e Outlook. No entanto a Microsoft disponibilizou o pacote Office em duas versões, sendo:
- Office Home 2024 que conta com os aplicativos Word, Excel, PowerPoint e OneNote;
- Office Home & Business 2024 que conta com todos os aplicativos da versão Home e inclui o Outlook mais os direitos de uso para fins comerciais.
Ambas as versões já estão disponíveis para compra desde o dia 1 deste mês. A compra poderá ser feita em varejistas e no site da própria Microsoft.
Quanto aos preços, no site da Microsoft a versão do Office Home 2024 está disponível em compra única por R$ 749,00 para usuários domésticos. Já para uso empresarial, a versão Office Home and Business está sendo comercializado por R$ 1.989,00.
Quais as diferenças entre assinar o Microsoft 365 e a licença vitalícia?
A versão do pacote Office 2024 com licença vitalícia elimina a necessidade de pagamento de uma assinatura, seja no plano mensal ou anual. Isso significa que durante a compra você só paga uma única vez pelo produto, para ter o direito de uso para sempre. Em contrapartida, uma licença vitalícia não garante o direito de receber atualizações de novas funcionalidades e novas versões do produto.
Já o Microsoft 365 é um produto de assinatura. Isso significa que você terá o direito de uso enquanto estiver com seu plano de assinatura ativo. Ou seja, se você parar de pagar ou cancelar o plano, seu acesso é automaticamente interrompido. Por outro lado, enquanto seu plano estiver ativo, a Microsoft garante que você sempre terá acesso à novas funcionalidades e versões mais recentes do produto. Então, se atualmente o Microsoft 365 oferece a versão 2024 do pacote Office, hipoteticamente se a empresa lançar o 2025, usuários assinantes receberão acesso automático a essa versão.
Outra vantagem do Microsoft 365 são os serviços adicionais, embora inclusos no plano de assinatura, que o produto te oferece. Um deles é um espaço de armazenamento em nuvem no OneDrive. Além disso, a Microsoft oferece 60 minutos no Skype por mês, além de suporte por chat e telefone.
Neste link para a página da Microsoft, você encontrará um gráfico comparativo entre as versões, que pode auxiliar na escolha de compra.
Microsoft 365 ou Office 2024: qual é mais vantajoso?
Você pode se perguntar qual deles terá mais vantagens e a resposta é depende. Muitas pessoas me perguntam o por que de pagar uma assinatura para usar um software se ele poderia ser vendido em um licenciamento único. Saiba que as estratégias das empresas em oferecer seus produtos mudam com o passar do tempo e com evolução tecnológica.
Mas, mesmo que esse seja um dos motivos, o fato é que nos planos de assinaturas as empresas oferecem serviços adicionais. Nos planos por assinatura as empresas inclui suporte direto, atualização para novas funcionalidades, novas versões de software ou outros tipos de serviços.
Portanto, cabe a cada um analisar se os serviços oferecidos nos planos de assinatura fazem algum sentido ou atendam determinadas necessidades. Caso contrário, talvez optar pelo licenciamento vitalício seja a melhor opção para o momento.
Agora é com você! Compartilhe esse conteúdo por aí e não deixe de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!
Fonte: Microsoft. Imagem de capa: créditos Microsoft.