Microsoft suspende mudança polêmica de login automático

A imagem mostra um notebook sobre um fundo escuro exibindo a página de login do Microsoft Outlook aguardando a digitação das credenciais. No canto inferior direito tem o logotipo do Panorama Tecnológico. Imagem: ilustração Panorama Tecnológico.

A Microsoft, após anunciar uma mudança que prometia simplificar (ou complicar, dependendo do ponto de vista), voltou atrás e suspendeu a implementação programada para fevereiro. O login automático em suas contas era uma mudança que manteria os usuários logados automaticamente nos navegadores. Os usuários deveriam optar explicitamente por sair ou utilizarem a navegação privada, para evitar continuar com suas sessões ativas.

A empresa divulgou o anúncio original da mudança por meio de notificações do Outlook.com e em um artigo de suporte que agora não está mais disponível. A empresa informou que tudo foi um erro e que a mídia veiculou informações baseadas em informações incompletas.

Relatos da mídia foram baseados em informações incompletas publicadas por engano por uma equipe de produtos da Microsoft. As notificações incorretas foram removidas.” disse Alex Simons, vice-presidente corporativo de gerenciamento de programas de identidade e acesso à rede da Microsoft em um comunicado oficial ao The Verge.

Como funcionaria o login automático da Microsoft?

A ideia original do login automático era eliminar as solicitações que perguntam se o usuário deseja permanecer conectado. De certa forma a Microsoft agiria proativamente mantendo o status de login ativo, trazendo mais fluidez na utilização dos seus serviços.

Embora essa mudança parecia conveniente para alguns, ela levantou questões sobre o controle do usuário sobre sua própria conta. Mesmo que fosse prático e benéfico, a implementação criaria riscos principalmente para quem utiliza computadores compartilhados.

Imagem que mostra o logotipo e o nome da empresa Microsoft, fixados em uma parede ripada de cor de madeira escura. Créditos: Angel Bena / Pexeis.
Microsoft. Créditos: Angel Bena / Pexeis.

O login automático entraria em vigor neste mês de fevereiro, mas por enquanto tudo volta ao normal. Você continuará a ter o controle sobre suas sessões, podendo escolher sair da sua conta Microsoft quando desejar.

Por fim, é recomendável continuar atendo ao acessar suas contas em computadores compartilhados, lembrando sempre de finalizar suas sessões. Além disso, considere alterar sua senha regularmente e utilizar autenticação em múltiplos fatores.

Agora é com você! Compartilhe esse conteúdo por aí e não deixe de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!

Fonte: The Verge.