Microsoft testa versão do Office gratuito para Windows

A imagem mostra a fachada de um edifício moderno com grandes janelas de vidro que refletem o céu nublado. Centralizado, está o logotipo da Microsoft, composto por um quadrado dividido em quatro partes coloridas (vermelho, verde, azul e amarelo), ao lado da palavra

A Microsoft parece ter planos para lançar uma versão gratuita dos aplicativos do Office para Windows. De acordo com informações do site Beebom, a Microsoft disponibilizou de forma discreta o acesso a uma versão com anúncios e várias limitações para usuários na Índia.

A versão gratuita do Office possui um banner de anúncios sendo exibido na lateral direita da tela, de forma semelhante ao que acontece no Outlook. Além disso, a Microsoft disponibilizou nesta versão apenas os aplicativos Word, Excel e PowerPoint. Ainda assim, muitas de suas funcionalidades não estão presentes nesta versão. Isso significa que se trata de uma versão bem básica, focada apenas em trabalhos simples.

Atualmente para ter acesso a todas as funcionalidades do pacote Office, os usuários precisam adquirir uma assinatura do Microsoft 365. Esse serviço, que passou por reajustes significativos no início deste ano, tem planos a partir de R$ 51,00 para pagamentos mensais. A chegada de uma versão gratuita, mesmo que com anúncios, pode atender às necessidades de uma parcela de usuários que não querem ou não podem pagar pelo serviço.

Captura de tela de uma página da Microsoft oferecendo duas opções para acessar o Word, Excel e PowerPoint. À esquerda, há o plano atual gratuito, com suporte a anúncios, recursos limitados e até 5 GB de armazenamento em nuvem, acompanhado de um botão 'Continuar gratuitamente'. À direita, uma oferta de 'Avaliação gratuita de 1 mês' do Microsoft 365, com recursos premium, sem anúncios, compatibilidade com múltiplas plataformas e até 6 TB de armazenamento em nuvem (1 TB por pessoa), junto de um botão 'Ver planos e preços'. Na parte inferior, existem links para 'Tenho uma assinatura ou chave do produto' e 'Entrar ou criar conta'. Créditos imagem: Beebom.
Durante a instalação, usuários têm a opção de continuar gratuitamente com anúncios e recursos limitados. Créditos: Beebom.

Contudo, a empresa afirmou ser apenas um teste limitado. Por meio de uma declaração enviada à PCWord, o porta voz da Micrososft disse:

“A Microsoft vem conduzindo alguns testes limitados. Atualmente, não há planos para lançar uma versão gratuita e com suporte de anúncios dos aplicativos de desktop do Microsoft Office.”

Quais as limitações do Microsoft Office gratuito para o Windows?

Uma das limitações mais significativas da versão do Office gratuito é a restrição de não salvar arquivos localmente. Isso significa que os documentos editados nos aplicativos só podem ser salvos no OneDrive, serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft. Uma conta gratuita do OneDrive disponibiliza apenas 5GB de espaço, o que é pouco para muitos usuários.

Captura de tela do Microsoft Word com um documento em branco aberto. No lado direito, há um anúncio do ClipChamp, um editor de vídeo, destacando uma interface de edição em tons de roxo e texto que diz 'Making great videos has never been easier'. Um botão 'Learn more' está visível, com uma nota no rodapé mencionando a remoção de anúncios com a assinatura do Microsoft 365. Créditos imagem: Beebom.
Versão do Word gratuito com funcionalidades limitadas e exibindo anúncios. Créditos: Beebom.

Além disso, vários recursos avançados e outros básicos como “Espaçamento entre linhas, sombreamento e bordas” no Word, também não estão presentes nessa versão. O número de funcionalidades limitadas presentes no Office gratuito sugere ser uma versão semelhante à versão online do serviço. O Office online requer um navegador web para seu acesso e a versão com anúncios seria uma forma de ter os mesmos acessos, mas com aplicativos instalados no computador.

E por último, a mudança mais notável, é a presença do banner de anúncios. Esses anúncios são exibidos durante todo o tempo de uso dos aplicativos. Pelo menos há um lugar reservado para eles, o que evita atrapalhar o usuário durante os seus trabalhos.

Embora a Microsoft tenha afirmado por meio de seu porta voz que se trata apenas de um teste limitado, é bem provável que essa versão seja disponibilizada para demais usuários.

Agora é com você! Compartilhe esse conteúdo por aí e não deixe de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!

Fonte: The Verge, Beebom, PCWord. Imagem de capa: Salvatore De Lellis / Pexels.