Microsoft vai encerrar o Wordpad no Windows

Imagem de uma lápide cinza com o ícone do Microdoft Wordpad em um terreno com algumas vegetações e um céu estrelado, indicando ser um cemitério.

Para quem não sabe, o Wordpad é um editor de texto gratuito que vem presente no Windows desde a versão 95 do sistema operacional. Apesar de simples, para tarefas básicas de edição de texto, ele quebrava um galho para quem não tem o pacote Office. No entanto a Microsoft decidiu remover o aplicativo após 28 anos de seu legado. Confira nesta postagem um pouco sobre esse icônico editor de textos que se parece bastante com o Microsoft Word.

Lá se vão quase três décadas desde o lançamento do Windows 95 pela Microsoft, e junto com ele o processador de textos Wordpad como um dos recursos básicos integrados ao sistema. Em um anúncio feito no dia primeiro deste mês, a Microsoft divulgou que pretende encerrar o WordPad nas próximas versões do Windows. Trata-se de uma das ferramentas de processamento de texto mais antigas e icônicas que acompanharam o Windows desde o início.

O nascimento do editor de textos Wordpad (1995)

O WordPad nasceu em 1995, como parte do Windows 95, um sistema operacional que marcou uma revolução na computação pessoal. Ele foi projetado para ser uma alternativa simples ao Microsoft Word, oferecendo recursos básicos de formatação de texto em um ambiente de edição simples e de fácil acesso. Ele cumpriu bem o seu papel, fazendo parte de recursos básicos do sistema até sua atual versão, o Widnows 11. Em outras palavras, isso significa que ele já vinha instalado no sistema operacional da Microsoft e pronto para utilizar.

Print da tela de trabalho do Microsoft Wordpad, um editor de textos básico presente no Windows desde 1995 e que a Microsoft anunciou que será descontinuado. Na tela, o texto repetito Panorama Tecnológico em vários tamanhos e formatações

Desde o seu lançamento, o WordPad passou por algumas atualizações e melhorias. Mesmo que ele tenha mantido seu foco em trabalhso básicos, ganhou recursos adicionais durante esse tempo, como a capacidade de abrir e salvar documentos no formato .docx, introduzido no Windows 7. Isso permitiu que o Microsoft WordPad se adaptasse às necessidades dos usuários do Windows.

O Microsoft WordPad desempenhou um papel fundamental na computação pessoal, principalmente para usuários que não necessitavam dos recursos avançados do Microsoft Word. Ele era frequentemente utilizado para tarefas como anotações rápidas, edição de texto simples e criação de documentos de texto básicos. Dentre seus recursos de edição de textos, era possível inserir imagens e aplicar formatações básicas de texto, como negrito, itálico, sublinhado e riscado. Além disso é possível alterar cores de fontes, alinhamento de textos, formatação de parâgrafos, configuração de recuos e espaçamentos. Para muitas necessidades, são recursos mais do que suficientes para edição de textos. Para outros nem tanto, já que ele não contava nem com recursos de correção ortográfica.

Microsoft Wordpad será descontinuado

O anuncio deste mês marca o fim de uma era. Embora a ferramenta está presente no Windows durante todo esse tempo, sua descontinuação reflete a evolução das necessidades, além do foco crescente em ferramentas mais avançadas. Isso é o que a própria Microsoft recomenda no seu comunidado.

“(…). Recomendamos o Microsoft Word para documentos rich text como .doc e .rtf e o Windows Notepad para documentos de texto simples como .txt.”

Embora sua despedida já está em andamento, a Microsoft deu muita ênfase nesse comunidado. O aplicativo simplesmente apareceu listado na sua página de recursos descontinuados.

Sem dúvida o Microsoft Wordpad vai deixar um legado duradouro. Afinal, são quase 3 décadas de história. Sua simplicidade e acessibilidade o tornaram uma ferramenta valiosa para inúmeras pessoas ao longo dos anos. Me lembro que usei bastante na faculdade para edição de textos simples.

Fonte: https://learn.microsoft.com/en-us/windows/whats-new/deprecated-features

Siga nossas redes sociais!